UFPel terá sala de cinema digital do Programa Mercosul Audiovisual

19 de Março de 2013

A UFPel trará para Pelotas a única sala de cinema digital do Programa Mercosul Audiovisual a ser instalada no Brasil fora de capitais. Será a única também do Rio Grande do Sul a receber o projeto, desenvolvido pelo Mercosul e pela União Europeia. Serão 30 salas em quatro países. A rede será formada por dez salas no Brasil, dez na Argentina, cinco no Uruguai e cinco no Paraguai. O programa exibirá, via satélite e simultaneamente para todas as salas, conteúdo cinematográfico produzido no Mercosul.

“É um projeto de sustentação do cinema latino-americano, que está esmagado”, considerou a professora Cintia Langie, do curso de Cinema da UFPel. Ela participou de encontro, nesta terça-feira (19), no Gabinete da Reitoria, para tratar da instalação da sala na Universidade.

dsc08601.JPG Reuniram-se com o reitor Mauro Del Pino, além da professora, os professores Paulo Gaiger, coordenador de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e Rafael Andreazza, do curso de Produção Cultural, em fase de implantação na Universidade. Presente também o diretor da Agência da Lagoa Mirim (ALM), Maurizio Quadro. E a presença de Quadro justificou-se exatamente pelo fato de que a sala deverá ser instalada no auditório da ALM, com capacidade para 88 pessoas.

O Programa Mercosul Audiovisual, iniciado em 2006, não objetiva somente a difusão da produção regional, mas também a formação de pessoal, através de oficinas e cursos, e a pesquisa na área, daí a participação e envolvimento direto de universidades.

A previsão de início das atividades é agosto. As sessões deverão ocorrer de sextas a domingos. “É um projeto de cinema que se associa a outros já em execução na Universidade, como o da Filosofia e o Cine Clube Zero3”, lembrou o professor Gaiger.

A escolha do auditório da ALM, segundo o professor Andreazza, se deu em função da qualificação daquele espaço, que está à altura do projeto.

No encontro, o reitor Mauro Del Pino garantiu todo o apoio da Administração Central ao programa, em função de seu extremo valor cultural, e tratou, com os coordenadores do projeto, da organização e estruturação do trabalho.

Mais informações sobre o Programa em http://www.recam.org/pma/.