Diversidade inovadora e obras premiadas no 1° Prêmio Satolep Universitário de Artes Visuais

20 de Março de 2013

A exposição coletiva do 1º Prêmio Satolep Universitário de Artes Visuais apresenta quinze obras contemporâneas e uma diversidade de materiais e meios artísticos inovadores sendo desenvolvida na produção artística universitária atual, tais como uma imagem digital 3D, vídeo, “pintura” com fogo, livro de artista, fotomontagem digital, impressão em couro e uma proposta de pintura colaborativa realizada em grupo por seis artistas.

A premiação foi anunciada durante a abertura, quinta-feira passada(14) na galeria A Sala - galeria do Centro de Artes da UFPel. As cinco obras premiadas são da autoria dos artistas Jéssica Coqueiro (1º Prêmio), Fram Amaral (2º Prêmio), Giovanni Bosica (3º Prêmio), Bianca Ziegler (menção honrosa) e Yagg M (menção honrosa).

A seleção de um total de quinze obras para o Salão foi realizada por uma comissão de quatro professores do Centro de Artes da UFPel: Alice Monsell, Chico Machado, Helene Sacco e Vivian Herzog, a partir da análise dos portfólios inscritos de estudantes de artes visuais de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria. Segundo o curador Helcio Oliveira, no dia 13 de março, a mesma comissão selecionou as cinco obras premiadas entre todas as obras já montadas dentro da galeria.

Durante a cerimônia de premiação, os alunos premiados e o público em geral enfatizaram a importância do 1º Prêmio Satolep Universitário de Artes Visuais, ressaltando a experiência profissionalizante para o aluno universitário de artes visuais e a oportunidade para participar numa exposição coletiva na galeria do Centro de Artes da UFPel.

Um total de vinte artistas expõe sua produção em artes visuais no Salão: Augusto Dantas, Bianca Ziegler, o Grupo Superfície (um coletivo de artistas formado por Carla Borin, Carla Thiel, Daniela Meine, Mariza Fernanda, Natália Hax e Paloma De Leon), Cátia Taveira, Fram Amaral, Giovanni Bosica, Gustavo Reginato, Jéssica Coqueiro, Juliana Charnaud, L.G., Makannudo, Murilo Perin, Roberta Rossato, Yagg M e Yuri Morroni.

O 1º Prêmio Satolep Universitário de Artes Visuais é uma iniciativa do Projeto de Extensão Novos Produtores Culturais, vinculado à disciplina de Produção Cultural do Curso de Artes Visuais do Centro de Artes da UFPel, na qual os discentes elaboram e executam um projeto cultural. Todo o processo de estruturação do edital, divulgação, formação de parcerias, criação da identidade visual, sistemática das inscrições e da seleção foi desenvolvido durante o segundo semestre de 2012 pelos estudantes Aline Luz, Ana Paula Maich, Helcio Oliveira, Crisane Brun, Renata Corrêa e Lucas Rech, orientados pela professora Juliana Angeli. O prêmio é destinado à produção de estudantes de arte de Pelotas e de outras cidades. Por este viés, o objetivo formador da iniciativa está calcado na possibilidade de incentivar a produção artística dos estudantes num ensejo de reunir poéticas visuais diversas da arte contemporânea.

A mostra continua até 18 de abril, com visitação de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, com horário reduzido a partir de 23 de março. A SALA – Galeria do Centro de Artes da UFPel é localizada na rua Alberto Rosa, 62 na zona do Porto de Pelotas.

artistas-recebem-premios-pelas-obras-no-1o-premio-satolep-universitario.JPG Na foto, os estudantes com obras premiadas (da esquerda para direita): Giovanni Bosica, Jessica Coqueiro, Hélcio Oliveira (Curadoria), Fram Amaral, Bianca Ziegler e Yagg M.

parte-equipe-de-estudantes-organizadores-ana-paula-maich-e-helcio-oliveira-anunciam-premios.JPG Dois membros da equipe de seis estudantes de artes visuais, organizadora do evento, Ana Paula Maich e Hélcio Oliveira, anunciaram os prêmios na noite da abertura

thoth-figura-mitica-em-raku-por-aluno-de-licenciatura-em-artes-visuais-lg.JPG A figura mitológica “Thoth” é uma obra em cerâmica com a técnica de Raku realizada pelo artista L.G., aluno de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes da UFPel, vista na noite da abertura

pintura-colaborativa-do-grupo-superficie.JPG A pintura “Intervenções I”, em acrílico sobre tela, foi feita a partir de um processo de hibridização de técnicas diversas de aplicar a tinta e configurar a cor, realizada simultaneamente pelas seis artistas do Grupo Superfície.