Novo procurador da República em Pelotas visita a UFPel

3 de Julho de 2013

dsc09873.JPG A UFPel recebeu, na manhã desta quarta-feira(3), a visita do procurador da República em Pelotas, Cláudio Terre do Amaral, que sucede no cargo a Mauro Cichowsky dos Santos. O encontro foi sugerido pelo reitor Mauro Del Pino como forma de dar a conhecer ao representante do Ministério Público Federal a atual estrutura da Universidade e a visão administrativa da nova gestão, que busca sanar irregularidades que deram origem a inúmeros procedimentos na esfera judicial.

Segundo Cláudio Amaral, há uma centena de procedimentos junto ao Ministério Público envolvendo a Universidade, o que constitui uma preocupação para o novo procurador. “Nossa intenção é conhecer a realidade e estreitar relações com a Instituição, visando à futura realização de uma audiência para tratar desses casos”, observou.

dsc09875.JPG Em seu pronunciamento, o reitor fez um relato do processo eleitoral que pôs fim a um período de 20 anos de gestão de um grupo com outra concepção administrativa, “não baseada na transparência e distanciada dos interesses da comunidade”. Segundo Del Pino, a nova administração está empenhada em sanar as irregularidades existentes na própria Universidade e em suas fundações de apoio e atender as múltiplas demandas da comunidade acadêmica.

O reitor da UFPel citou a elaboração de projetos para obtenção de novos recursos junto ao Ministério da Educação visando a normalização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a correção das deficiências de pessoal, cujo plano de expansão (via Reuni) não acompanhou o crescimento do número de cursos e de alunos (tabela abaixo).

Questionado pelo procurador sobre a existência de um plano estratégico para corrigir as distorções verificadas, Mauro Del Pino afirmou que foram constituídos dois grupos de trabalho, que buscam rever a matriz de distribuição de docentes e servidores técnico-administrativos, através de critérios que privilegiam as reais necessidades de cada unidade. Ele lembrou que existem dezenas de vagas de servidores e docentes que serão preenchidas através dos recentes concursos públicos.

Foi citada ainda, como uma das metas da nova gestão, a realização de um processo Constituinte para a revisão de normas e elaboração de um novo projeto pedagógico, que terá como ponto culminante a elaboração de um novo plano de desenvolvimento institucional. Outro objetivo é resolver o imbróglio envolvendo os terrenos localizados em áreas adjacentes ao campus Porto, onde a Universidade espera ampliar suas instalações acadêmicas.

Após o encontro na Reitoria, que reuniu todos os representantes da Administração Central da UFPel, e em especial, da área jurídica, será realizada uma visitação às instalações do campus e a áreas pertencentes à Universidade na região portuária. Muitos desses imóveis, adquiridos na gestão anterior, estão em condições precárias de conservação e exigem grandes investimentos para serem colocados em uso.