Ciclo de Palestras tem como tema a arqueologia e iconografia do oriente antigo

2 de Julho de 2013

A UFPel recebe, nos dias 3 e 5 de julho, o ciclo de palestras com o arqueólogo, iconografista e historiador da arte Luc Bachelot (Univ. Paris X - Nanterre). O evento é fruto de uma parceria entre ULBRA (Curso de História e Laboratório de Pesquisa do Mundo Antigo), UFRGS (Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) e UFPel (Programa de Pós Graduação em História, Laboratório de Estudos da Cerâmica Antiga e o Polo Interdisciplinar de Estudos do Mundo Antigo).

Intitulada “ARQUEOLOGIA E ICONOGRAFIA DO ORIENTE ANTIGO”, o ciclo de palestras terá como tema imagens, imaginário e imaginação no antigo Oriente Próximo. Por uma antropologia das práticas simbólicas.

As palestras terão tradução consecutiva e as inscrições são gratuitas e serão realizadas no local da palestra.

Programação
Dia 03/07 - 19 horas - O visível e o invisível no antigo Oriente Próximo: ou a violência das imagens. Local: Auditório da Faculdade de Educação

Dia 05/07 – 14 horas - Arqueologia Mesopotâmica. Local: Sala 103 - Prédio Geografia/ICH Campus 4 (Félix da Cunha, esquina Tiradentes - antigo Sallis Goulart)

Currículo
Luc Bachelot possui grande experiência na Arqueologia do Oriente Próximo, tendo escavado no Iraque e Síria. Dedica-se em seus estudos à interpretação das imagens e da arte.

É professor de História da Arte - Université de Paris X - Nanterre, França, vinculado ao laboratório “Maison de l’Archéologie et de l’Ethnologie René Ginouvès”.

É pesquisador do Centre National de Recherche Scientifique (CNRS) na área de Iconografia e Arqueologia.

Entre os projetos atuais destaca-se: Arqueologias e ciências da Antiguidade; História e Arqueologia do Oriente Cuneiforme; Textos, imagens e sociedades; e O medo das imagens.