Acadêmico da UFPel ganha prêmios no IV Festival de Cinema da Fronteira, realizado em Bagé

26 de Novembro de 2012

Os prêmios de melhor filme e de melhor direção do IV Festival de Cinema da Fronteira, realizado em Bagé, foi para o estudante do curso de cinema e audiovisual da UFPel Lucas Sá Araújo, com o filme O Membro Decaído.

A premiação do Festival Internacional de Cinema da Fronteira acontece anualmente em Bagé, na fronteira Brasil - Uruguai. O Festival surgiu em 2009, primeiramente como uma mostra de filmes organizada pelos voluntários do Centro Histórico Vila de Santa Thereza, com o objetivo de fomentar a produção audiovisual na região e resgatar a relação do cinema com a cidade.

Em 2011, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e produzido pela Primeiro Corte Produções, o Festival assumiu novas dimensões e apresentou para a região um novo caminho de desenvolvimento econômico, social e cultural através da produção audiovisual. O potencial econômico de um polo de cinema na região confirmou-se com a escolha da cidade como principal locação do longa-metragem O Tempo e o Vento, de Jayme Monjardim, promovendo uma movimentação econômica e turística sem precedentes na cidade. Em 2012 a Associação Pró-Santa Thereza assina a realização do evento ampliando e redimensionando as potencialidades do Festival.

O evento destaca-se pelo forte caráter de formação do olhar e expressão audiovisual. Oficinas de cinema gratuitas são promovidas, ao longo do ano, pela Prefeitura Municipal de Bagé através do Programa Cinema da Fronteira e Projetos de Extensão das instituições de ensino apoiadoras, como a Unipampa (Universidade Federal do Pampa) e o IFSul (Instituto Federal Sul-rio-grandense), fomentando, assim, a produção para a Mostra Competitiva Regional do Festival.

No ano de 2012, o Festival congregou dois eventos acadêmicos dentro de sua programação: a I Jornada de Estudos de Cinema realizada pela Unipampa e o Seminário Internacional de Cultura Visual, promovido pelo IFSul, fomentando assim a formação acadêmica voltada para o cinema.