Professor da Engenharia Agrícola defende tese sobre vibrações em trator

30 de Outubro de 2012

2marivan_tese.jpg O professor Marivan da Silva Pinho, do Curso de Engenharia Agrícola, defendeu exitosamente a sua tese de doutorado, no dia 19 de outubro,no Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFSM. O Título do trabalho é “Vibrações em um trator agrícola cabinado: magnitude das acelerações no assento e transmissibilidade através do coxim”.

Resumo:

O trator é uma das máquinas que fornece a maior parte da potência para execução das atividades rurais dentro da mecanização agrícola, sendo oportunas maiores investigações dos parâmetros de frequência da vibração nos coxins e magnitudes tridimensionais no assento, a fim de contribuir para futuras pesquisas de engenharia.

Sendo assim, este trabalho teve por objetivo analisar as magnitudes das acelerações eficazes na interface assento-operador e a transmissibilidade das vibrações no coxim de um trator agrícola cabinado, utilizando três posições de regulagem do assento, duas profundidades de escarificação, duas velocidades de deslocamento e três configurações de lastros.

O experimento foi realizado na Universidade Federal de Santa Maria com delineamento de parcelas subdivididas, com 4 repetições, totalizando 144 unidades experimentais. Utilizou-se um trator, (4×2 TDA) com potência no motor de 63 kW (85 cv), tendo um escarificador acoplado, os dados foram registrados através de acelerômetros instalados no piso da cabina, na plataforma, no coxim e no assento. Concluiu-se que as magnitudes das acelerações eficazes obtidas, na interface assento-operador, em todos os 36 tratamentos, ficaram acima do limite de conforto na frequência de 1 a 80 Hz, estabelecidas pela norma (ISO 2631-1: 1997) para exposição de 8h diária do operador.

As magnitudes das acelerações eficazes na direção vertical (z), no piso da cabina do trator, em todos os 36 tratamentos, tiveram índice confortável para a lastragem metálica total (LMT) e pouco desconfortável para a lastragem metálica parcial (LMP) e lastragem hidráulica total (LHT), de acordo com a (ISO 2631-1: 1997). A transmissibilidade de vibração na direção (z) através do coxim teve amplificação no intervalo de 0 a 15 Hz para a LMT, de 0 a 19 Hz para a LMP e de 71 a 76 Hz para a LHT.

Os valores de transmissibilidade na análise de 1 a 80 Hz corresponderam a 59%, 74% e 88%, respectivamente para a LMT, LMP e LHT. Em todos os tratamentos a transmissibilidade de vibração do piso para o assento foi em torno de 20 vezes maior em relação à transmissibilidade da plataforma para o piso do trator, sendo a faixa frequência de 1 a 80 Hz. Na simulação dinâmica virtual, o elastômero utilizado proporcionou uma redução da magnitude de vibração na interface assento-operador, em torno de 11%, na direção vertical.