Comunicado sobre o Concurso Público para o cargo de Assistente em Administração que foi anulado

29 de Outubro de 2012

COMUNICADO

Relativamente à notícia veiculada no Diário Popular de 23/10/2012, pág. 8, com o título “Concurso anulado da UFPel continua sem data definida”, a UFPel vem expor o que segue.

Ato contínuo à anulação da prova do Concurso Público para o cargo de Assistente em Administração (aplicada em 06/05/2012), foram adotadas providências para a abertura de novo processo de licitação visando à contratação de uma outra empresa para a execução do Concurso, haja vista o impedimento dos servidores do Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos (CGIC) que, em sua grande maioria, têm pessoas próximas – parentes consanguíneos ou por afinidade, em linha reta ou colateral, até terceiro grau – interessadas em participar do referido certame.

Nos meses de junho/julho, para a formalização do processo licitatório, foram contatadas várias empresas de seleção, entre elas CESPE/UnB, Fundação CESGRANRIO e ESAF, as quais não tiveram interesse em realizar o concurso.

Assim, a UFPel, ciente do tempo necessário para a tramitação e finalização desse processo licitatório, e da necessidade cada vez mais urgente em nomear novos servidores, envidou esforços para a solução dessa questão por meio de diferentes alternativas. Nesse sentido, foi sondada a possibilidade de cooperação de outras instituições federais e, na busca dessa instituição, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) prontificou-se em atuar junto com a UFPel, por meio de sua Comissão Permanente do Vestibular (COPERVES).

Dessa forma, com vistas à garantia da isonomia do concurso, bem como a racionalização dos recursos, desde agosto do corrente ano a UFPel vem desenvolvendo em parceria com a UFSM uma proposta para viabilizar a aplicação das provas. Assim, com a celebração do Termo de Cooperação Técnica, esta Universidade, por meio de edital, divulgará o cronograma de realização da nova prova.

Nessa cooperação técnica, as responsabilidades dos dois partícipes serão: à UFSM caberá a elaboração, revisão, impressão, empacotamento das provas em envelopes lacrados e acondicionamento em malotes também com lacre e, após a aplicação das provas, a análise e parecer de eventuais recursos; à UFPel caberá todo o planejamento, divulgação, organização e aplicação de provas, bem como o processamento, por meio de comissão especialmente constituída para esse fim.