Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Enfermagem encerra capacitação de familiares de pessoas com transtornos psíquicos

29 de Outubro de 2012

enf2.JPG A Faculdade de Enfermagem realizou no dia 27 de outubro, no auditório da Faculdade de Medicina, o encerramento da Capacitação de Familiares - Familiares Loucos pela Reforma, “acolhendo o cuidador”. A Capacitação é financiada pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo capacitar familiares de pessoas com transtorno psíquico para o cuidado de si e de seu familiar. Contou com a presença de Geraldo Peixoto, familiar participante da Associação Maluco Beleza (associação dos usuários e familiares dos CAPS do município de São Vicente/SP).

A meta do curso foi atingir 300 familiares, através de seis turmas ( 4 realizadas em 2011 e duas realizadas em 2012), com carga horária de quarenta horas cada uma. Participaram os familiares vinculados aos serviços da rede de saúde mental de Pelotas, CAPS, Case, Ambulatório de Saúde Mental da SMS, Clínica Psicológica da UCPel, Ambulatório de Saúde Mental da UFPel, UBSs, Retrate, Pensão Assistida da SMCAS e Programa de Redução de Danos da SMS.

A Capacitação desenvolveu estratégias de auto-cuidado dos familiares das pessoas com transtorno psíquico; espaços que trabalhem a exposição de sentimentos, sofrimentos, vivências e expressão de emoções dos familiares de pessoas com transtorno psíquico; espaços de promoção e construção de saídas e estratégias de cuidado da pessoa com transtorno psíquico no cotidiano da vida; e espaços de promoção de cidadania, direitos e deveres e empoderamento dos familiares de pessoas com transtorno psíquico.

Seção: Notícias