Mestrado em Antropologia promove 2º Fórum Internacional da Temática Indígena

24 de Abril de 2012

ii-forum-cartaz-eletronico.JPG Nos dias 14, 15 e 16 de maio, será realizado na UFPel o II Fórum Internacional da Temática Indígena, evento acadêmico inaugural do Mestrado em Antropologia.

Coletivos presentes em 80% dos municípios brasileiros, os estudos sobre a temática indígena suscitam cada vez mais diálogos multidisciplinares que aprofundam o entendimento sobre as diferentes formas de interação, os conflitos territoriais, a formação intelectual, a configuração do pensamento sensível dos ameríndios.

Partindo desse pressuposto, o II Fórum Internacional da Temática Indígena oportunizará um debate multidisciplinar, agregando professores, pesquisadores, alunos, ameríndios com formação em diversas áreas do conhecimento, em torno dos seguintes eixos temáticos: Antropologia, Arqueologia, História e Educação: epistemes em conexão; Tradição oral/escrita e as novas tecnologias na formação intelectual dos ameríndios; Coletivos ameríndios, territórios, presença não-humana; As noções de repetição e transformação na elaboração das temporalidades ameríndias.

Essa atividade é uma realização do Mestrado em Antropologia (PPGA), do Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (Lâmina), do Núcleo de Etnologia Ameríndia (Neta) e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (Lepaais). O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), do Instituto de Ciências Humanas (ICH), do Bacharelado em Antropologia da Faculdade de Direito, da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e do Expresso Embaixador, sendo o financiamento da Capes. Maiores informações no site do evento

Seção: Eventos · Notícias