Professora da FAT publica artigo na Revista do Serviço Público da Enap

28 de Novembro de 2011

fat-1.jpg A professora Simone Mello, vice-diretora da Faculdade de Administração e Turismo (FAT/UFPel) publicou recentemente o artigo “A noção de competência na gestão de pessoas: reflexões acerca do setor público”, no vol. 62, n° 2, abr/jun 2011, na Revista do Serviço Público (RSP-ENAP).

O artigo desenvolvimento com Francielle Molon traz discussão sobre a gestão por competências como atributo elementar para o desempenho organizacional, considerando o impacto que alterações sociais e econômicas tem no trabalho. Fez-se uma revisão bibliográfica que evidenciou a importância da gestão por competências no desempenho organizacional e na gestão estratégica de pessoas. O estudo também aponta que o caminho ainda é vasto e impreciso nas empresas públicas pela complexidade cultural e política envolvida. No entanto, o que inibe o desenvolvimento de competências individuais são fatores psicológicos, que vão da percepção de gerentes a reações de servidores frente a novos problemas.

“Estive recentemente na Conferência de Desenvolvimento CODE-IPEA e observei vários trabalhos correlatos ao nosso. Tive a certeza de que estamos no caminho certo, e que a pesquisa que desenvolvemos na UFPel: Competências Gerenciais no Setor Público deve ser otimizada em 2012. A RSP é uma oportunidade de divulgar o que se está pesquisando no setor público e seria muito oportuno ter alunos e egressos da FAT divulgando suas pesquisas nesse periódico que é referência na gestão de políticas públicas”, observa Simone.