CeARTE promove lançamento de livro sobre Arte Moderna no Brasil

23 de Novembro de 2011

livro.JPG O Centro de Artes da UFPel promove o lançamento do livro Arte Moderna no Brasil de autoria de Icleia Cattani, professora e pesquisadora da área de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A publicação Arte Moderna no Brasil é uma realização da editora C/ARTE, de Belo Horizonte, Minas Gerais, com apoio do CNPQ. O livro faz parte de uma coleção que tem como objetivo divulgar a produção científica dos pesquisadores da área de Artes Visuais que estudam temáticas ligadas à história da arte e da cultura brasileiras.

O lançamento, com a presença da autora, acontecerá na quinta-feira, dia 24 de novembro, às 11h, no 3º andar do Centro de Artes (localizado na rua Alberto Rosa, nº 62), e conta com o apoio do Curso de Pós-Graduação em Artes e do PET-Artes Visuais. A organização deste evento está sob responsabilidade dos professores e pesquisadores Neiva Bohns, Carlos Alberto Santos, Ricardo Mello e Juliana Angeli.

SOBRE ICLEIA BORSA CATTANI

Doutora em História da Arte, com ênfase em Arte Contemporânea, pela Universidade de Paris I, Sorbonne (1980). Realizou estágio Sênior na University of the Arts London, Londres, Inglaterra, com bolsa Capes ( 2010 - 2011). É bolsista de Produtividade em Pesquisa 1 A (CNPQ). É líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ intitulado A Pintura Contemporânea como campo específico (em andamento). Realizou pós-doutorado em Filosofia da Arte, no Departamento de Estética da Universidade de Paris I. É professora Titular do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Atua como pesquisadora e docente orientadora do PPG-Artes Visuais (linha de pesquisa: Arte como linguagem). Foi professora visitante na ECA - USP (1988). Foi pesquisadora visitante na UFR Arts Plastiques et Sciences de l`Art na Université de Paris I - Panthéon - Sorbonne (1995) (2002). Foi pesquisadora visitante nas universidades de Montreal e Laval (Québec) (2005). Foi vice- Diretora do Instituto de Artes - UFRGS (1989-1993). Coordenadora do projeto de criação do Programa de Pós-Graduação (PPG) - Artes Visuais - Mestrado (1989-1991), coordenadora do PPG (1995-1999) e membro da Comissão de criação do Doutorado (1998 - 1999). Coordenadora de acordo CAPES-COFECUB com a Universidade de Paris I (1995-1999).

Autora do livro Espaços do Corpo, Porto Alegre, PPGAVI/EDUFGRS, 1995 (co-autoria); Autora do livro Icleia Cattani, Agnaldo Farias(org.), Rio de Janeiro, FUNARTE, 2004 (Col. Pensamento Crítico). Autora do livro Mestiçagens na Arte Contemporânea (org.) Porto Alegre, PPGAVI/EDUFRGS, 2007 (Col. Visualidade). É membro do conselho editorial da Revista Porto Arte, da coleção Estudos de Arte (1990-1993) e da coleção Visualidade (1995-1999). É membro do Conselho Consultivo do MARGS, (2009-2010). É membro do Conselho Curatorial da Fundação Iberê Camargo (2011).

Recebeu o Prêmio FAPERGS de pesquisadora do ano (1999). Foi indicada aos Prêmios Açorianos de Artes Visuais (2008), pelas atividades finais da pesquisa Mestiçagens na Arte Contemporânea (concluída em 2007). Recebeu o Prêmio Açoriano de melhor Curadoria do ano. Foi indicada ao Prêmio Mário de Andrade da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), 2010.