Programa Novos Talentos leva crianças a Cooperativa de Reciclagem de Lixo

23 de Maio de 2011

img_4119.JPGUm grupo de crianças do sexto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nestor Eliseu Crochemore, da Vila Nova, na colônia de Pelotas, realizou diversas atividades na sexta-feira(20), como parte do projeto intitulado “Atividades extracurriculares em Biologia e Matemática: Integrando os meios acadêmico e escolar”, inserido no Programa Novos Talentos, financiado pela Capes e coordenado na UFPel pela professora Anelise Vicentini Kuss.

O Programa Novos Talentos visa a trazer crianças do ensino fundamental para o ambiente universitário, envolvendo-as principalmente em atividades laboratoriais.

Depois de assistir, ainda na escola, a um vídeo sobre Consumo e destino adequado de resíduos sólidos, o grupo visitou a Cooperativa Municipal de Recicladores de Lixo e, à tarde, o aterro controlado do município. O almoço foi realizado no Restaurante-Escola da UFPel.

O projeto em andamento é constituído de quatro sub-projetos: Ensino de Biologia, Ensino de Matemática, Ensino em Saúde e Ensino em Meio Ambiente – sob a responsabilidade dos professores Anelise Kuss, Jairo Valões de Alencar Ramalho, Rita Maria Heck e João Luiz Zani, respectivamente.

As visitações contaram com a participação de técnicos e funcionários do Sanep, de membros da ONG Pachamama, além de estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel e de professores do educandário municipal. No final da tarde, os alunos visitaram ainda o Centro Cultural Pachamama (rua Quinze Novembro, 1026), onde assistiram palestra sobre meio ambiente. Todas as atividades foram fotografadas pelas crianças, utilizando câmeras analógicas e digitais, fornecidas pela Escola, além de celulares.