Centro de Genômica e Fitomelhoramento da UFPel desenvolve novas cultivares de aveia

23 de Maio de 2011

aveia.jpgA Universidade Federal de Pelotas (UFPel), representada pelo seu núcleo de pesquisa Centro de Genômica e Fitomelhoramento (CGF/Faem/UFPel), em parceria com a Fundação Pró-Sementes, acaba de dar mais uma importante contribuição à avenocultura brasileira, integrando duas novas variedades ao Registro Nacional de Cultivares (RNC): as cultivares de aveia branca FAEM Carlasul e FAEM Chiarasul.

Essas cultivares uniram-se às três outras cultivares desenvolvidas pela pareceria UFPel/Fundação Pró-Sementes – as variedades Albasul, Barbarasul e Brisasul. As cinco cultivares lançadas estão entre os resultados dos esforços do Programa de Melhoramento Genético de Aveia Branca do Centro de Genômica e Fitomelhoramento, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel), que desde 1995 vem trabalhando no desenvolvimento de constituições genéticas superiores de aveia, sob coordenação dos melhoristas professores Fernando Irajá Félix de Carvalho e Antonio Costa de Oliveira, ambos Ph.D., sendo que, com a aposentadoria do primeiro, em 2008, assumiu como melhorista, em 2009, o professor dr. Luciano Carlos da Maia.

O programa de melhoramento está inserido em um núcleo maior de pesquisas denominado Centro de Genômica e Fitomelhoramento, criado em 1999 e desde então coordenado pelos melhoristas citados. Esse importante núcleo tem contribuído de maneira incisiva na pesquisa e capacitação profissional relacionada às áreas de melhoramento genético vegetal, biotecnologia, genética quantitativa, estudos básicos e aplicados em genética e genômica vegetal. Entre as contribuições mais relevantes estão as contribuições para o sequenciamento do genoma do arroz e para a anotação do genoma da gramínea Brachypodium distachion, uma espécie-modelo parente do trigo.

Quanto à atuação na pesquisa em aveia branca, o Centro integra, desde 1998, uma rede de pesquisa denominada Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia (CBPA), que define e pondera sobre o lançamento de novas constituições genéticas no mercado, além de ser uma importante forma de intercâmbio de informações e pesquisa. E, em sua 31ª Reunião, realizada em abril último, ocorreu o lançamento de mais uma cultivar do CGF: FAEM Dilmasul, que encontra-se em processo de registro e produção de semente básica para distribuição entre os produtores de sementes.

“A partir de 2007, a parceria entre a UFPel e a Fundação Pró-Sementes tem proporcionado maior agilidade no processo de oferta de sementes dos genótipos desenvolvidos pelo programa de Melhoramento Genético de Aveia Branca aos produtores, ao mesmo tempo em que o apoio da instituição do setor sementeiro colabora para as pesquisas e a capacitação profissional dada pelo núcleo de pesquisa”, observa o professor Antonio Oliveira. Segundo ele, outro importante aspecto da parceria é a aproximação da pesquisa com o setor produtivo, o que possibilita à equipe de melhoramento gerar genótipos que atendam melhor os anseios dos integrantes do setor produtivo da aveia.

Importância nutricional e funcional da aveia branca

Há muito, boletins do Ministério da Saúde vem apontando que maus hábitos de alimentação e a vida sedentária têm levado ao aumento nos índices de enfermidades cardiovasculares, diabetes, entre outros. Fato que culmina nos elevados índices de óbitos causados por essas doenças, principalmente as cardiovasculares, responsáveis por um terço dos óbitos no Brasil.

A fim de reverter esse cenário, a adoção de alimentos com elevada qualidade nutricional e/ou capacidade funcional – capacidade de um alimento proporcionar com seu consumo benefícios à saúde –, tem-se mostrado como um importante meio de reduzir a incidência dessas enfermidades. A partir desse contexto, a aveia branca (Avena sativa L.) vem se destacando como um importante alimento funcional de combate às doenças cardiovasculares e ao diabetes.

A aveia foi o primeiro alimento a ser considerado funcional, denominação autorizada em 29 de junho de 1995 pelo Food and Drug Administration (FDA/EUA), com o objetivo de relacionar oficialmente o consumo do cereal com benefício à saúde.

Não bastasse o importante papel no consumo humano, a aveia branca apresenta uma ampla aptidão agropecuária, sendo uma importante planta forrageira – tanto como pastagem, feno e silagem –, produtora de grãos para arraçoamento animal e produtora de matéria seca para o plantio direto, sendo que esta última atribuição dessa gramínea é responsável pela sua forte expansão no Brasil devido à adoção e consolidação do sistema de semeadura nas principais regiões-celeiro do país.

Tabela 1. Caracteres agronômicos e produtivos das cultivares de aveia branca FAEM Carlasul e FAEM Chiarasul.

Características FAEM Carlasul FAEM Chiarasul
Ciclo (dias) 123 121
Estatura de Planta (cm) 110 105
1Rendimento Médio de Grãos (kg ha-1) 3.161 2.985
Massa do Hectolitro (PH)(kg ha-1) 46 45
Massa de Mil Grãos 30 31,3
Aptidão Industrial Bom Ótima
Resistência a ferrugem da folha moderadamente resistente moderadamente resistente
Resistência a ferrugem do colmo moderadamente resistente moderadamente resistente
Resistência a manchas foliares moderadamente resistente moderadamente resistente
Tolerância ao acamamento moderadamente resistente moderadamente resistente

1Média de três anos de ensaios (2007, 2008 e2009). Fonte: CBPA, 2010.