Reitor Cesar Borges apresenta UFPel aos professores ingressantes

30 de Março de 2011

cesar.JPG Com a palestra “A UFPel  no contexto do Reuni”, o reitor Cesar Borges abriu, na noite desta terça-feira(29), no auditório da Faem, as atividades de 2011 do Programa de Formação/Integração do Professor Ingressante à Cultura Acadêmica da UFPel, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) como forma de inserir e qualificar os novos professores na carreira docente da instituição.

Em saudação introdutória, a pró-reitora Eliana Póvoas destacou as variadas áreas do conhecimento e as diferentes regiões representadas e, por outro lado, a unidade de objetivos dos professores, a partir do início de sua vida na docência universitária.

cb.JPG O reitor Cesar Borges iniciou sua palestra descrevendo os desafios do Reuni – Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Ele deixou claro que a etapa da expansão está sendo vencida, mas que a etapa da reestruturação, que esbarra num espírito avesso a mudanças, necessita ser implementada no seu todo, a partir de um trabalho transversal e cooperativo.

A vocação da instituição pela integração e pelo desenvolvimento regional, o significativo aumento do número de cursos de graduação e do número de estudantes, o crescimento da educação a distância – com 10 mil alunos matriculados em cerca de 40 polos nos estados do RS, SC e PR –, a expansão da pós-graduação, os investimentos na expansão da área física e de equipamentos e a contratação de novos docentes e servidores foram alguns dos temas abordados.

Cesar Borges falou também sobre novos projetos como o futuro campus de Pinheiro Machado e Eldorado do Sul; as iniciativas na área tecnológica, através do CDTec (Centro de Desenvolvimento Tecnológico); a expansão nas áreas de arte e cultura; e a criação de curso de gestão pública na área de defesa civil, para enfrentamento de calamidades (com apoio da ONU).

Atendendo a questionamentos da plateia, o reitor relatou ainda projetos para solucionar problemas pontuais de área física de unidades acadêmicas, descrevendo futuras obras como a reforma e adaptação dos prédios da Laneira, Cotada e pavilhões em frente ao campus das Ciências Sociais.

Cesar Borges anunciou também a expectativa de que, dos três hospitais universitários que deverão ser construídos brevemente pelo Governo Federal, através dos ministérios da Educação e da Saúde, o da UFPel seja o primeiro, num investimento da ordem de R$ 84 milhões e que atende a uma luta de 40 anos. “Acreditamos que a licitação possa ocorrer ainda neste ano”, adiantou.