Hospital Escola UFPel/FAU recebe Tomógrafo

30 de Março de 2011

_mg_9856-1024x768.jpgNesta terça-feira (29), a unidade de Imaginologia do Hospital Escola UFPel/FAU recebeu um Tomógrafo adquirido pela Universidade através do Programa Reuni. O equipamento será utilizado para fazer diagnóstico com alta tecnologia e rapidez, agilizando o atendimento e o tratamento do paciente.

A entrega do equipamento de diagnóstico foi realizada pelo reitor Cesar Borges, na presença de membros da administração central da UFPel, do Hospital Escola, da Faculdade de Medicina e da equipe que irá trabalhar com o equipamento.

De acordo com o coordenador administrativo da FAU, Mario Pontes Luz, cerca de 250 exames serão realizados por mês. Em 2010, foram realizados 560 exames terceirizados em pacientes internados no HE, agora os exames serão realizados também nos atendimentos ambulatoriais, nos pacientes oncológicos, possibilitando acompanhar a evolução dos casos.

Segundo o coordenador, antes era necessário fazer a remoção do paciente do Hospital para realizar o exame em outro lugar, o diagnóstico era realizado em até uma semana. No caso dos atendimentos ambulatoriais oncológicos o resultado chegava a levar alguns meses. “Com a aquisição do equipamento, o diagnóstico será feito dentro do Hospital Escola, reduzindo este tempo e antecipando a definição do tratamento”, disse o coordenador.

De acordo com o reitor Cesar Borges, o equipamento, que será inaugurado oficialmente em maio na presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, era fundamental para o atendimento imediato dos pacientes. Para o diretor geral do Hospital Escola, Carlos Augusto Tavares, além do benefício direto para os pacientes, haverá uma redução significativa nos custos com os exames que chegavam a R$ 250 mil por ano.

O Centro de Imaginologia do HE também possui os serviços de Mamografia, Radiologia e Ultrassonografia.