I Semana de Lutas da Federação Nacional de Estudantes de Direito

30 de Março de 2011

O Centro Acadêmico Ferreira Vianna(CAFV), entidade representativa dos estudantes da Faculdade de Direito da UFPel, possui destaque nacional pela atuação no movimento estudantil de direito há alguns anos. Integra, desde 2006, a Coordenação Regional de Estudantes de Direito. Em 2009, assumiu a Comissão Gestora da Federação Nacional de Estudantes de Direito. Em 2010 e até os dias de hoje, passou a integrar, junto a nove outros centros acadêmicos do país, a Coordenação Nacional de Estudantes de Direito, na pasta de Direitos Humanos e Combate às Opressões e de Finanças, para as quais indicou os estudantes Lawrence Estivalet, Luís Henrique Orio e Frederico Schmachtenberg.

Entre outras iniciativas, a Federação Nacional de Estudantes de Direito (Fened) promove o Encontro Nacional de Estudantes de Direito, ano passado realizado na Universidade de Brasília. Este ano, o Encontro ocorrerá na cidade de São Paulo, sendo sediado pela Universidade de São Paulo, PUC-SP e PUC-Campinas. Nos encontros são deliberadas as frentes de atuação da Coordenação Nacional para o ano vindouro. Para este, restaram definidas como prioridades a defesa de uma educação jurídica de qualidade, não-mercantil e emancipatória, e o combate às opressões, expresso na luta contra as violações de Direitos Humanos.

Para cumprir tal meta, está sendo realizada, nacionalmente, a I Semana de Lutas da Fened, de 28 de março a 1º de abril. Diversas ações, como palestras, audiências públicas e panfletagens estão ocorrendo pelo país. Na Faculdade de Direito da UFPel, além da programação já divulgada pelo CAFV/UFPEL, será distribuído panfleto denunciando as opressões e violações dos Direitos Humanos no Brasil contemporâneo. Leia o panfleto pelo link a seguir. Para mais informações sobre a atuação da Federação Nacional de Estudantes de Direito,  acesse http://www.fened.org.br.