Pesquisa desenvolvida na UFPel é premiada em evento internacional

29 de Dezembro de 2010

dsc07360.JPGO artigo intitulado “Evaluating Two Implementations of the Component Responsible for Decoding Video and Audio in the Brazilian Digital TV Middleware”, desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI) da UFPel recebeu o prêmio “Best Paper Award” no “International Workshop on Advanced Future Multimedia Services 2010”, evento que aconteceu neste mês de dezembro na cidade de Gwangju, Coréia do Sul. O trabalho foi desenvolvido por alunos e professores da área de Computação da UFPel, tendo como autores: Tiago Trojahn, Juliano Gonçalves, Júlio Mattos, Luciano Agostini e Leomar da Rosa Jr. Com a premiação, o artigo foi selecionado para publicação no Multimedia Tools and Applications (MTAP) da Springer, um renomado jornal na área de multimídia.

De acordo com os professores Leomar Rosa Junior e Luciano Agostini, a TV Digital é uma tecnologia emergente que tem sido construída com esforços de pesquisa e desenvolvimento de universidades, de centros de pesquisa e da indústria. Esta tecnologia está presente ao redor do mundo, em todos os continentes. Especificamente na América do Sul, o Brasil desenvolve papel de protagonista neste campo, sendo o país pioneiro em desenvolver soluções para a TV Digital. Diferentemente dos padrões de TV adotados nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) apresenta particularidades e inovações que visam o aumento da qualidade deste tipo de serviço.

A pesquisa desenvolvida na UFPel aborda a implementação do componente responsável pelo tratamento do vídeo e do áudio digital. O trabalho está relacionado com o middleware Ginga, tecnologia nacional que vem se estabelecendo como o padrão que será adotado por toda a América do Sul. Para o SBTVD convergem diversas áreas da computação, incluindo o desenvolvimento de software dedicado, o desenvolvimento de aplicações embarcadas e o projeto de circuitos integrados dedicados, abrindo um novo e lucrativo nicho de mercado, especialmente para o Mercosul, onde esta tecnologia será mais amplamente utilizada. “Neste sentido, a UFPel coloca-se em destaque entre as universidades brasileiras que participam do desenvolvimento desta tecnologia que será exportada para países como Argentina, Chile e Venezuela.”, afirmam os professores.

Segundo Luciano Agostini este prêmio, além do reconhecimento da pesquisa de qualidade desenvolvida na área de TV Digital na UFPel, é uma demonstração clara do interesse internacional pelo SBTVD e suas ferramentas. A UFPel, através do GACI, participou da definição do padrão brasileiro de TV Digital e está contribuindo para sua consolidação, tendo atingido resultados expressivos, como este prêmio.

Para Leomar da Rosa Jr. a participação no evento e a conquista do prêmio de melhor artigo foi muito importante para estabelecer contatos e iniciar atividades de colaboração científica com os pesquisadores asiáticos, já que foi grande o interesse pelo trabalho apresentado. “Esperamos que este seja um primeiro resultado positivo que desencadeie uma longa e produtiva atividade de cooperação”, afirmou o professor.