UFPel participa da X Cúpula Social do Mercosul

28 de Dezembro de 2010

dsc05981.JPGA Universidade Federal de Pelotas participou da X Cúpula Social do Mercosul. O evento, que reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade, aconteceu entre os dias 14 e 16 de dezembro no Parque Tecnológico da Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu e teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

dsc06025.JPGO reitor Cesar Borges participou do painel “Ações coordenadas nas fronteiras” juntamente com a reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce, e representantes de instituições federais de ensino do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Roraima. O painel destacou o papel social das universidades na construção de políticas públicas em zonas fronteiriças.

Cesar Borges falou sobre a realidade e os problemas comuns nas áreas de fronteira, o papel da universidade na integração e desenvolvimento destas regiões e a experiência da UFPel na fronteira Brasil/Uruguai. O reitor fez um histórico sobre as ações realizadas desde 1994, quando a UFPel passou a administrar o Tratado da Lagoa Mirim, destacando a criação do Centro de Integração do Mercosul,  o Núcleo de Estudos Fronteiriços e da Unipampa juntamente com a Universidade Federal de Santa Maria.

Um dos principais projetos que a Universidade está desenvolvendo é a Hidrovia do Mercosul que garantirá a via de transporte hidroferroviário Montevidéu/São Paulo, permitindo a saída de produtos através do porto de Rio Grande com custos mais baixos, levando ao crescimento de outras cadeias produtivas. Neste sentido, o reitor destacou a otimização do transporte rodoviário, diminuição de acidentes, redução do impacto ambiental e a preservação da natureza.

Outro projeto desenvolvido pela UFPel é a criação de Unidades Fronteiriças de Saúde (UFS) em seis cidades gêmeas: Santa Vitória do Palmar/Chuí, Livramento/Rivera, Jaguarão/Rio branco, Quarai/Artigas, Barra do Quarai/Bela Union e Aceguá/Acegua. Este projeto promove a inclusão social nas áreas de fronteira. “As Unidades de Saúde terão equipamentos especializados para o atendimento da população”, disse.

Na UFS serão tratadas as doenças mais simples, sendo os casos mais complexos encaminhados ao Hospital-Escola da UFPel. Em cada uma delas, atuarão médicos residentes da Universidade, em quatro especialidades. Estuda-se também a prestação de serviço de atendimento domiciliar a pacientes com doenças crônicas e a criação de área de apoio psicológico a dependentes químicos.

Além do reitor, 16 alunos do curso de Relações Internacionais da UFPel participaram do evento.

Núcleo de Estudos Fronteiriços

O Núcleo de Estudos Fronteiriços foi inaugurado em julho deste ano e promoveu várias atividades na área de educação, cultura, saúde, meio ambiente, segurança e integração entre elas, a criação do coral binacional denominado “Madrigal Santa Ana” que possui metade dos integrantes brasileiros e metade uruguaios. A 1ª Feira Binacional do Livro aconteceu em novembro em Livramento/Rivera com o objetivo de fomentar o hábito da leitura na Fronteira da Paz. Outro destaque foi o 1º Curso Binacional de Gestão em Resíduos em Serviço de Saúde que aconteceu em outubro em Livramento.