Curso sobre cultivos inovadores para agricultura familiar traz pesquisadores da França

29 de Novembro de 2010

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da UFPel estará realizando, de quarta(1º) a sexta-feira, na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(Faem), campus Capão do Leão, um curso sobre Processos e métodos para construção de sistemas de cultivo inovadores com agricultores familiares. O tema tem estreita relação com os objetivos do programa de pós-graduação e complementará a proposta pedagógica que orienta seu desenvolvimento.

O curso será ministrado pelos pesquisadores Marc Jan Stefaan Corbeels, Eric Scopel e Nathalie Elisabeth Cialdella, do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement – Cirad, da França, e pelo pesquisador da Embrapa Cerrados José Humberto Valadares Xavier. O público alvo é composto pelo corpo de professores e de pesquisadores e orientadores da Faem e Embrapa Clima Temperado, estudantes de mestrado e doutorado, técnicos convidados da Emater Pelotas e do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) Regional de Pelotas.

PROGRAMA 1º/12

08:00-09:00

Apresentação PPG SPAF

Coordenador do PPG SPAF: Carlos Rogério Mauch

09:00-09:30

Apresentação dos participantes

09:30-12:00

Enfoque de pesquisa e desenvolvimento, princípios, metodologia e ensinamentos: experiências em Unaí-MG.

José Humberto Valadares Xavier

12:00-14:00

Almoço

14:00-18:00

Diagnóstico da produção agrícola no contexto dos sistemas de produção de agricultores familiares.

Desenho de sistemas de cultivo para responder aos problemas identificados.

Teste dos sistemas: experimentos nas estações de pesquisa e experimentação com os agricultores.

Eric Scopel

08:00-11:30

Impactos de sistemas de cultivo nos recursos (água, carbono, etc).

Uso da modelagem para avaliar os impactos de sistemas de cultivo.

Marc Corbells

11:30-13:00

Almoço

13:00-16:30

Acompanhamento de mudanças técnicas e suas relações no âmbito das explorações familiares: métodos, resultados, evolução das explorações no longo prazo.

Nathalie Cialdella

16:30-17:00

Intervalo

17:00-18:00

Discussão geral e perspectivas futuras.

Avaliação das possibilidades de cooperações.

Nathalie Cialdella

José Humberto Valadares Xavier

Eric Scopel

Marc Corbells