Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Veterinária sob nova direção

22 de Novembro de 2010

posse-veterinaria.JPG Depois de um breve período de dois meses, em que esteve sob a direção pro tempore do professor Alexandre Gonçalves, a Faculdade de Veterinária da UFPel teve empossados nesta segunda-feira(22) seu novo diretor e vice-diretor, respectivamente, os professores Thomaz Lucia Júnior e Everton Fagonde da Silva. A cerimônia, realizada na nova sede da unidade, instalações da antiga Reitoria, no campus Capão do Leão, foi prestigiada pela comunidade universitária, de modo especial a área de Ciências Agrárias. 

Na abertura do ato, o reitor Cesar Borges concedeu a palavra ao ex-diretor, professor Mário Araújo Meireles, que ficou no cargo pelo período de quatro anos e cinco meses. Meireles não poupou elogios à administração superior da Universidade pelo apoio recebido, especialmente por ter a unidade conquistado sua sede própria – uma reivindicação de mais de 30 anos –, e também pelo aporte de recursos recebidos durante sua gestão, mais de R$ 5 milhões, investidos em infraestrutura física e de equipamentos. O ex-diretor, que teve como vice a professora Margarida Buss Raffi, destacou também os avanços obtidos pela Faculdade, hoje com um quadro docente praticamente composto de doutores.

Ao usar da palavra, o professor Alexandre Gonçalves, que ficou na direção da unidade numa espécie de ‘mandato tampão’, se disse gratificado pelo breve período em que voltou a dirigir a Faculdade, uma vez que já ocupara o cargo na gestão 1993-1997. “A história nos julga pelo que fazemos. Felizmente, nesse mandato relâmpago, pude constatar que a história já me julgou pelo que fiz nesses 34 anos de magistério. Isso ficou demonstrado no carinho e atenção de todos vocês”, concluiu.

posse-thomaz.JPG Em seu discurso de posse, o novo diretor, Thomaz Lucia Júnior, eleito de forma democrática pela comunidade da Veterinária, enfatizou a necessidade de reconhecer o mérito da primeira geração de docentes, que construíram a Faculdade em um momento histórico menos favorável do que o atual e, mesmo assim, deixaram um legado de grandes realizações.

“O momento que vivemos é bastante dinâmico e nos confronta com grandes desafios. Nossa profissão vem passando por grandes mudanças. Novas áreas de atividade profissional foram desenvolvidas e, em muitas delas, a competição com outras profissões vem se intensificando. Como formadora de recursos humanos, a Faculdade de Veterinária necessita uma constante sintonia com esse perfil, para que os profissionais que formamos sejam bem sucedidos em um mercado de trabalho altamente exigente”, observou. Segundo ele, esta sintonia passa por um olhar crítico sobre a estrutura do curso, visando uma gestão ágil e eficiente e também por uma adequação do currículo acadêmico aos novos desafios da profissão.

Thomaz Lucia Jr. defendeu o modelo de gestão por mérito, já executado no programa de pós-graduação em medicina veterinária da UFPel, que foi considerado um programa de excelência pela Capes, em quatro avaliações consecutivas. Ele saudou a renovação do corpo docente da unidade, que proporcionou a inserção de uma força de trabalho jovem, altamente motivada e com qualificada formação científica. “Esta nova geração de docentes, da qual meu companheiro, o professor Éverton (vice-diretor), é um legítimo representante, certamente irá liderar a construção de novo caminho para a Faculdade de Veterinária”, acentuou.

De acordo com o novo diretor, decorrem desta renovação vivida pela unidade a obtenção de significativos recursos financeiros junto a órgãos de fomento à pesquisa ou de fundos de infraestrutura, bem como a ampliação das áreas de atuação acadêmica e a criação de programas de parcerias multidisciplinares, interinstitucionais e com a iniciativa privada.

De sua parte, o vice-diretor empossado, professor Everton Fagonde da Silva, se disse um lutador, que pretende ter uma atuação participativa nas discussões e decisões da nova gestão. “Não me comportarei com uma figura decorativa”, assegurou.

Ao dar fecho à solenidade, o reitor Cesar Borges não escondeu a frustração de ver adiadas as discussões internas para a reestruturação da área das Ciências Agrárias e de outras, no contexto da Universidade, dando forma ao projeto de criação dos Centros.  Lamentou também as atuais dificuldades para administrar a instituição, de ordem burocrática e jurídica e decorrentes da legislação em vigor. “Apesar de tudo isso, conseguimos duplicar o número de alunos de graduação, ampliar o número de cursos e triplicar o patrimônio da UFPel”, comemorou.

Segundo Cesar Borges, a construção de uma nova universidade passa pela superação das divergências, ideológicas, partidárias e pessoais. “Há muito a fazer, grandes demandas a serem atendidas. Que isto se torne pequeno diante das exigências da instituição!”,  concluiu.

Currículos

O novo diretor, Prof. Dr. Thomaz Lucia Jr., possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1983), mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1989) e doutorado em Veterinary Medicine - University of Minnesota (1997). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas, com atuação em dois programas de pós-graduação: Veterinária e Biotecnologia. Também desempenha atividades como Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Tem atuação na área de Reprodução Animal, dentro das seguintes linhas de pesquisa: criopreservação de gametas e inseminação artificial; eficiência reprodutiva; e estudos populacionais em sistemas de produção. Atua como consultor ad-hoc para CAPES, CNPq e para diversos periódicos cientificos (Reproduction in domestic animals, Animal Reproduction, Ciência Rural e Ciência Animal Brasileira). Foi coordenador do Programa de pós-graduação em Medicina veterinária da UFPel. Atua na coordenação de dois grupos de pesquisa: PigPEL - Núcleo de ensino, pesquisa e serviços em produção e reprodução de suínos; e ReproPEL - Núcleo de ensino e pesquisa em reprodução animal.

O vice-diretor, Prof. Dr. Everton Fagonde da Silva, possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2000), especialização em Saúde Pública na UNAERP (2001), mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2004), doutorado em Biotecnologia pela UFPel (2008) e Pós-doutorado no Cenbiot da UFPel (2009). Atualmente é professor adjunto I da Faculdade de Veterinária da UFPel, ministrando a disciplina de Inspeção de carnes e derivados, membro permanente do colegiado da Pós-graduação em Veterinária, membro da Comissão de Ética em Experimentação Animal da UFPel, Chefe do Biotério Central da UFPel e professor orientador do programa de Pós-graduação em Biotecnologia. É líder do Grupo de Estudos em Doenças Transmitidas por Animais (GEDTA), possuindo experiência em Saúde Pública e na Experimentação Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: leptospirose, epidemiologia, diagnóstico e controle de doenças infecciosas de animais.

Seção: Notícias