Gladis Aver Ribeiro é reconduzida à direção do IB

22 de Novembro de 2010

_mg_1634-resolucao-do-desktop.jpgEm cerimônia ocorrida nesta segunda-feira (22) na sala 2 do prédio do Instituto de Biologia (IB) a professora Gladis Aver Ribeiro foi reconduzida ao cargo de diretora da do IB. Junto com ela foi conduzido ao cargo de vice-diretor o professor Flavio Roberto Mello Garcia. O ato de posse foi presidido pelo reitor Cesar Borges e pela pró-reitora de Gestão de Recursos Humanos, Roberta Trierweiler e prestigiado pelos docentes, técnicos-administrativos e estudantes do IB.

Em seu pronunciamento, a diretora Gladis Aver Ribeiro agradeceu a comunidade do Instituto pela confiança e reiterou o compromisso assumido em seu mandato anterior. De acordo com a diretora, o IB cresceu juntamente com a UFPel, ampliou as vagas nas disciplinas para atender a demanda do aumento de alunos e aumentou o número de docentes e técnicos administrativos. “Hoje o Instituto possui 22 novos docentes e três novos técnicos-administrativos, totalizando 78 docentes e 35 técnicos”, disse. A diretora ainda acrescentou que embora o crescimento seja visível a demanda é grande e não foi ainda completamente atendida. “Precisamos melhorar a nossa infraestrutura, mas sabemos que a administração da Universidade estará disposta a dialogar e dar suporte às nossas necessidades”, finalizou.

O vice-diretor Flavio Roberto Mello Garcia também agradeceu o voto de confiança dado pela comunidade e ressaltou o respeito que deve ser observado por parte dos alunos, servidores, docentes e da administração para que juntos consigam fazer uma Universidade melhor. Segundo o vice-diretor, a visão da Universidade como um todo é muito importante. “Representaremos o IB não como uma unidade corporativa, mas como uma unidade que integra a UFPel”, disse.

Em suas palavras, o reitor Cesar Borges complementou o discurso dos empossados mostrando o crescimento da Universidade que duplicou o número de alunos e passou de 42 cursos para 94. “Esta construção jamais terminará e não teria sentido se ela terminasse, precisamos unir nossas forças para transformar está Universidade em uma Universidade melhor e valorizar o que temos aqui”, disse finalizando a cerimônia.

Currículos

Gladis Aver Ribeiro – diretora do IB – possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas (1980), mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (1992) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Microbiologia Aplicada, atuando na área de Microbiologia de Alimentos e atividade biológica de fitofármacos, principalmente nos seguintes temas: contaminação de alimentos, toxinfecção alimentar, atividade antibacteriana de extratos de plantas.

Flávio Roberto Mello Garcia – vice-diretor do IB – possui graduação em Ciências Biológicas (1992), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou treinamentos no United States Department of Agriculture (USDA) nos Estados Unidos e na ESALQ/USP. Atua como professor universitário desde 1995. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Professor Permanente do Programa de Pos-graduação em Fitossanidade da UFPel, Pesquisador do Grupo de pesquisa em Biodiversidade de moscas-das-frutas da USP, avaliador externo do Ministério da Educação, consultor ad hoc do CNPq, da Fundação de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, de Pernambuco e Santa Catarina, consultor de 26 periódicos nacionais e internacionais, Perito do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina.Tem experiência na área e Ecologia de Insetos no Brasil e em Moçambique. Foi agraciado com os prêmios The Leading Scientists of the World (Cambridge, Inglaterra), American Medal of Honor (EUA), Top 100 Scientists (Cambridge, Inglaterra) e Great Minds of 21st Century (EUA).