Núcleo de Teatro Universitário reencena espetáculo na Escola Getúlio Vargas

29 de Outubro de 2010

O Núcleo de Teatro Universitário, projeto do DART-PREC, com apoio do PROEXT-CULTURA 2009-2010, realiza mais apresentações do espetáculo “E o gato não comeu!” para escolas da rede pública. Nesta sexta, 29, às 10h e às 15h, alunos da E. M. Getúlio Vargas, integrante do PIBID-Teatro, assistirão ao espetáculo-jogo que tem como objetivo formar espectadores por meio da fruição do teatro.

“… e o gato não comeu!!” é um espetáculo-jogo feito para crianças. O texto foi escrito em 1995 quando Adriano Moraes ministrava aulas de literatura e teatro para alunos do ensino fundamental. Reflete todo um universo em que os atores brincam com as palavras por meio do teatro. O espetáculo-jogo é regulado através da interação com os espectadores, as crianças. São elas, as crianças, as grandes responsáveis pelo andamento da ação dramática.

Os atores vivenciam uma gostosa aventura permeada por uma série de brincadeiras antigas e sempre novas: esconde-esconde, casinha, jogos de roda, trava-línguas, parlendas, enfim, uma aventura pelo mundo das brincadeiras tradicionais. A cada momento a platéia é convidada a participar: cantando, contando, gritando, etc.

Para rechear essa brincadeira-aventura os seguintes personagens: um gato vegetariano, um rato solitário, um gato francês cozinheiro, uma bruxinha escandalosa e um guri e uma guria.

Os figurinos, os adereços e o cenário traduzem um mundo de alegria e imaginação.
“… e o gato não comeu!!”, espetáculo-jogo para crianças, é também um exercício de formação de platéia. Ao se mostrar como jogo, permite aos espectadores compreender o funcionamento mesmo da linguagem do teatro.

Duração do espetáculo: 40 minutos

As apresentações são gratuitas e interessados podem assistir juntamente com as crianças.

Espetáculo: “… e o gato não comeu!!”
Direção e texto: Adriano Moraes
Elenco: Andrey Rosa, Elias Pintanel, Martha Grill, Maurício Mezzomo, Maurício Rodrigues e Laerte Brandão
Figurinos: Marcelo Silva
Costura: Larissa Tavares