Melhorando o equilíbrio dinâmico dos idosos

24 de Fevereiro de 2010

Em estudo realizado sobre aprendizagem motora, na Escola Superior de Educação Física (Esef/UFPel), pelas professoras Raquel Wally, mestranda do curso de Pós-Graduação em Educação Física, e Suzete Chiviacowsky, docente da referida unidade, procurou-se examinar os efeitos de se prestar atenção nas informações do ambiente ou no próprio corpo na hora de aprender uma habilidade motora nova de equilíbrio.
O estudo foi realizado no ano de 2009. Participaram 34 idosos, integrantes dos projetos de extensão da ESEF/UFPel, os quais foram submetidos a uma tarefa de equilíbrio dinâmico. A grande preocupação dos pesquisadores em relação aos idosos está relacionada às quedas, visto que, com o avanço da idade estes apresentam muitos problemas relacionados à perda de equilíbrio e, desta forma, estão mais sujeitos a quedas e fraturas.
De acordo com os resultados encontrados nesse estudo, se aos idosos forem fornecidas informações de foco de atenção externo, ou seja, relacionadas ao ambiente, eles obterão melhores resultados em atividades que exijam equilíbrio, do que se a eles forem fornecidas informações de foco interno, relacionadas ao seu próprio corpo durante a realização dos movimentos.
Podem-se generalizar os resultados inferindo que sujeitos que desempenharem tarefas de equilíbrio, utilizando um foco externo de atenção, apresentarão resultados melhores em relação aos seus movimentos no ambiente, diminuindo, assim, o risco de quedas.