Aulas de Educação Física em Pelotas têm baixa intensidade

24 de Fevereiro de 2010

A atividade física tem, entre outros benefícios, papel importante na prevenção e tratamento de diversas doenças e agravos não-transmissíveis (DANTs), como diabetes, pressão alta e obesidade. Essas doenças podem começar seu desenvolvimento ainda durante a infância e a adolescência. A incorporação de hábitos de prática de atividade física por crianças e adolescentes pode, além de protegê-las nestes períodos da vida, aumentar seus níveis de atividade física na idade adulta.
Para que possa efetivamente trazer benefícios em termos de saúde orgânica, a atividade física precisa ter frequência, duração e intensidades adequadas. Para crianças e adolescentes obterem esses benefícios, a recomendação é de 60 minutos diários de ‘atividade física com intensidade de moderada a vigorosa’ (AFMV).
As aulas de Educação Física escolar, entre seus inúmeros objetivos, devem promover estímulos que possam contribuir com o cumprimento desta recomendação.
A estudante do Curso de Mestrado em Educação Física da Escola Superior de Educação Física (Esef/UFPel) Marina Kremer, sob orientação e coorientação, respectivamente, dos professores doutores Pedro C. Hallal e Felipe F. Reichert, realizou estudo, de agosto a dezembro de 2009, em aulas de Educação Física de 5ª série do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio em todas as redes de ensino de Pelotas. O objetivo do estudo foi investigar a intensidade e a duração dos esforços físicos realizados durante as aulas.
Os resultados encontrados mostram que do tempo total de realização dasaulas, 32,7% foram de atividade física moderada a vigorosa (AFMV), ou seja, menos de um terço do tempo total das aulas são em atividades que tragam benefícios de ordem fisiológica, o que representa em torno de 12 minutos. AFMV são atividades que, de maneira geral, provocam: aumento considerável de frequência cardíaca; aumento no ritmo respiratório, provocando certa dificuldade ao falar.
As aulas de Educação Física na cidade variam de 35 a 50 minutos, com a maioria das aulas (81,7%) apresentando períodos de duração teóricos de 45 minutos ou mais. Entretanto, a média de tempo efetivo das aulas é de 35 minutos, demonstrando que boa parte das aulas não têm sua duração aproveitada por completo.