Odir Dellagostin será membro titular da CTNBio

22 de Janeiro de 2010

O professor Odir Dellagostin, do Centro de Biotecnologia da UFPel, foi convidado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para fazer parte da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A comissão é constituída por 27 membros de reconhecida competência técnica, de notória atuação e saber científicos, com grau acadêmico de doutor e com destacada atividade profissional nas áreas de biossegurança, biotecnologia, biologia, saúde humana e animal ou meio. A escolha ocorre a partir de indicações de nomes feitas pelas sociedades científicas.

A função da CTNBio é estabelecer normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, cultivo, produção, manipulação, transporte, armazenamento, pesquisa, comercialização, consumo, liberação no meio ambiente e descarte de organismos geneticamente modificados (transgênicos) e seus derivados. A comissão reúne-se uma vez por mês.

“Para mim é uma honra receber este convite, pois representa o reconhecimento externo da qualidade do trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvido pelo nosso grupo na UFPel”, destacou o professor Dellagostin. Além disso, completou o pesquisador, esse cargo representa uma grande responsabilidade, pois todas as decisões sobre produtos transgênicos são tomadas pela comissão. A posse no cargo de membro titular da CTNBio ocorrerá no dia 10 de fevereiro, em Brasília. O mandato é de dois anos.