Morre o professor Francisco Carlos Faria

28 de Setembro de 2009

Foi sepultado neste domingo o professor aposentado da UFPel Francisco Carlos Faria, que se encontrava em tratamento de saúde no Hospital São Francisco de Paula, havia um mês.
Pecuarista e veterinário, era natural de Herval, tinha 79 anos e era casado com a cirurgiã-dentista Edith Vieira Faria e pai do químico Osvaldo Luís e do veterinário Henrique.
O corpo foi velado na Capela A-1 do Cemitério São Francisco de Paula e o sepultamento ocorreu às 11h, com o acompanhamento de colegas, amigos e companheiros do Rotary Clube Pelotas Norte e demais clubes locais.
Dedicado à produção leiteira, ingressou na Cooperativa de Laticínios Pelotense (Coolapel) em 1964, na administração de Edgar Machado Gonçalves, integrando os conselhos da cooperativa por 23 anos e sendo eleito vice-presidente.
Empenhou-se na fusão da Coolapel com a Cosulati, fábrica de leite em pó instalada nos anos 50, a qual realizaria uma trajetória vitoriosa, consolidando sua posição em poucos anos.
Sua trajetória docente foi desenvolvida na Faculdade de Veterinária, na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) e no Instituto de Biologia da UFPel, do qual foi diretor no período de junho de 1977 a julho de 1982.
Francisco Carlos Faria era filho do popular ex-prefeito de Herval, Luizinho Faria, e, graças ao seu caráter, competência profissional e dedicação aos compromissos rotários e comunitários em geral, ostentava de grande conceito na sociedade pelotense.