Iphan aprova restauro emergencial do Casarão 8

25 de Setembro de 2009

casarao-8.jpg Conter o processo de degradação do tradicional casarão localizado na praça Coronel Pedro Osório, esquina Barão de Butuy, será o primeiro passo para a recuperação total do imóvel, adquirido pela Universidade Federal de Pelotas(UFPel) em dezembro de 2006 e considerado um dos cartões postais de Pelotas. Orçado em cerca de R$ 120 mil, o projeto de restauro emergencial do prédio acaba de ser aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e deverá ter as obras iniciadas em breve. O restauro emergencial contemplará intervenções na estrutura do telhado, com a recomposição e reforço estrutural da cimalha, substituição de ripamento e da cama de telhas e confecção de novos rufos. Também estão previstas a recuperação das esquadrias, substituição e reforço do barroteamento do piso, recuperação da parte elétrica, revisão do sistema de drenagem do porão, imunização contra insetos e execução do fechamento provisório.

Segundo a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, a segunda etapa de obras, visando à completa restauração do imóvel para os usos definitivos, será licitada futuramente, envolvendo recursos da ordem de R$ 1,7 milhão. A princípio, o casarão deverá sediar o Museu do Doce de Pelotas e o Museu de Antropologia e Arqueologia. Também está prevista uma sala de cinema.
Construído em 1878 para o conselheiro Francisco Antunes Maciel, o casarão 8, tombado em nível federal, é considerado hoje pelo Iphan, na ordem de importância, como o segundo mais belo patrimônio do País. A obra é atribuída ao arquiteto italiano José Isella, autor também da capela da Santa Casa de Pelotas.