Palestrantes relembram o Holocausto em evento promovido pelo NDH

25 de Setembro de 2009

O Núcleo de Documentação Histórica(NDH) do Instituto de Ciências Humanas(ICH) da UFPel, com o apoio do Núcleo de Arte, Linguagem e Subjetividade da Faculdade de Educação da UFPel, promove a Mesa Redonda “Holocausto: Compromisso Moral e Lições de Solidariedade”, com palestrantes que tiveram suas vidas marcadas pela Segunda Guerra Mundial, episódio que completa 70 anos de seu começo em 2009.
O evento ocorrerá no dia 1º de outubro, às 15h, no auditório do Colégio Sáo José, na rua Félix da Cunha, 400, com entrada franca. Veja abaixo uma biografia resumida dos palestrantes:

° Max Wachsmann Schanzer - Judeu, nascido a 08 de fevereiro de 1928, na Polônia, teve seus pais e uma irmã levados para o campo de concentração de Auschwitz (lá os três foram mortos). Ele, e outros três irmãos foram levados a campos de trabalho forçados, guetos e campos de concentração, trabalhando em campos com temperaturas inferiores a -25º C. Ele abordará o tema “Compromisso Moral”, por sentir-se no dever de relatar o que lhe aconteceu tentando alertar as pessoas para evitar que repitam-se fatos como o holocausto.

° Bernard Kats - Judeu, nascido a 27 de novembro de 1936, na Holanda, teve sua cidade (Hengelo) arrasada pelos bombardeios alemãos. Passou aproximadamente 4 anos escondendo-se com sua irmã em 6 endereços diferentes na Holanda. Ao fim da guerra, reencontrando-se com sua mãe retornou até onde deveria estar seu apartamento (também destruído) e foi alocado, pela municipalidade local, em dois locais diferentes. Em 1953 mudou-se para Montevidéu (Uruguai) e, em 1971, estabeleceu-se em Porto Alegre. Ele falará sobre “Lições de Solidariedade”.

° Johannes Melis - Também abordará o tema “Lições de Solidariedade”. Embora não seja judeu, também esteve submetido aos riscos da segunda guerra em função de sua família, durante a invasão da Holanda, ter abrigado duas famílias de judeus e paraquedistas americanos que caíram perto de sua casa. Seu pai recebeu homenagens do Governo de Israel, da Rainha da Holanda e do General Eisenhower (Presidente dos EUA).

Pela manhã, eles farão uma palestra no Colégio Gonzaga, para os alunos daquela escola. A organização do evento está a cargo da professora Lorena Gill.