Conferência Latino-americana de Informática tem início hoje

22 de Setembro de 2009

A UFPel sedia de terça(22) a sexta-feira, no campus Capão do Leão, a 35ª edição da Conferência Latino-americana de Informática(Clei), o maior evento continental do setor. A sessão de abertura ocorre às 18h30min da terça-feira, no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(Faem), com representantes das instituições promotoras e autoridades.
O Clei é um encontro anual, promovido pelo Centro Latino-americano de Estudios en Informática, que reúne pesquisadores, docentes e estudantes de universidades e centros de pesquisas latino-americanos para discutir a pesquisa, o ensino e o crescimento da área de informática na região. São esperados 300 participantes de toda a América Latina e ainda dos Estados Unidos e da Europa. O evento, que ocorre pela primeira vez em Pelotas, compreenderá sessões técnicas de apresentação de trabalhos, fóruns, painéis de discussão, concurso de dissertações de mestrado e palestras com personalidades da área. Estão confirmados 150 trabalhos técnicos, quatro mini-cursos, seis palestras e quatro painéis.
Em paralelo ao Clei, ocorrerão o XVII Congresso Ibero-americano de Educação Superior em Computação (Ciesc 2009), o XVI Concurso Latino-americano de Dissertações de Mestrado, o Latin American Networking Conference (Lanc 2009) e o Latin American Women in Computing (Lawc 2009), evento este que pela primeira vez na América Latina debaterá a presença da mulher nas profissões ligadas à tecnologia da informação. O Clei 2009 é uma copromoção da UFPel, da UCPel e da Sociedade Brasileira de Computação, com os apoios do CNPq e da Capes, e está inserido na programação oficial dos 40 anos da Universidade Federal de Pelotas.
Antes da abertura oficial, também no auditório da Faem, ocorre às 16h o painel Interiorização da tecnologia: O papel dos parques tecnológicos, com a presença do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Arthur Lorentz, e de representantes de universidades, de órgãos governamentais e de empresas. Outro painel a ser realizado durante o evento abordará a trajetória do curso de Ciência da Computação da UFPel.
Mais informações e a programação completa do evento no site

http://www.sbc.org.br/clei2009/port/prog.html .