Reitor visita salas de aula e recepciona primeiros estudantes do campus Porto

22 de Setembro de 2009

estudantes-letras-1.JPGAcompanhado por assessores e pelo diretor da Faculdade de Letras, professor Paulo Borges, o reitor Cesar Borges visitou, na noite desta segunda-feira(21), as salas de aula do bloco B do Campus Porto e deu boas-vindas aos alunos da unidade, primeira a ocupar o espaço para suas atividades acadêmicas. O reitor destacou que, durante 25 anos, a Faculdade perambulou por diferentes locais e agora começa a ganhar um espaço definitivo.
Cesar Borges disse que, mesmo mal instalados, os alunos e professores deram uma prova de sua competência e qualificação, posto que o curso de Letras da UFPel é o primeiro do Rio Grande do Sul e o 13º do país, na recente avaliação do Ministério da Educação (MEC).
Cerca de 300 alunos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Letras começaram a assistir suas aulas noturnas no térreo da edificação, que no passado abrigou o Frigorífico Anglo. Ao longo deste segundo semestre, a Faculdade terá atividades em três locais. No campus Porto ocorrerão todas as aulas noturnas, sendo as atividades diurnas realizadas na sede da avenida Bento Gonçalves e em salas locadas na UCPel. A partir do primeiro semestre de 2010, a unidade funcionará totalmente no novo campus. No novo prédio, duas salas para trabalhos administrativos também foram destinadas à direção e aos professores da unidade.
estudantes-letras-3.JPG“Em seguida, virá o sistema de refrigeração das salas de aula (condicionadores split) e um espaço para lanches”, anunciou o reitor, que fez questão de visitar as 15 salas disponibilizadas. Quando concluído, o bloco B, com área total de 3,2 mil metros quadrados, abrigará cerca de cinco mil estudantes, distribuídos em 83 salas de aula (15 no primeiro pavimento, 24 no segundo, 12 no terceiro e 32 no quarto andar), nos turnos da manhã, tarde e noite. O terceiro e quarto pavimentos também destinarão espaços para a área administrativa.
Também foi anunciada para breve a inauguração da Biblioteca Central do Campus Porto, em área de mil metros quadrados, 500 dos quais destinados à área de livraria.
Na visitação, que iniciou às 20h, o reitor se fez acompanhar, além do diretor Paulo Borges, do pró-reitor de Infraestrutura, Mário Renato Amaral; do coordenador de Comunicação Social, jornalista Clayton Rocha; e do gerente do campus Porto, Ângelo Garcia dos Santos, cuja atuação foi muito destacada por Cesar Borges.