Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Projeto Redecomep avança em Pelotas

18 de Agosto de 2009

joao.jpg Na tarde de segunda-feira(17), foi realizada reunião, através de videoconferência, no Centro de Informática (CI) da UFPel, entre as instituições participantes da Redecomep-Pelotas e a equipe técnica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a respeito do projeto técnico elaborado para implantação da rede de fibra ótica.
O diretor do CI/UFPel, João Ladislau Lopes, ressalta que, a partir desta reunião, o projeto técnico passa a ser analisado pela RNP e a previsão é que o processo licitatório, a ser realizado para contratação dos serviços de construção da rede seja iniciado ainda neste ano.
Lopes destaca ainda que a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) deverá participar do projeto, sendo estabelecido, para tanto, um convênio visando à passagem das fibras óticas nos postes de energia elétrica. No momento, uma minuta do convênio está sendo analisada pelo Comitê Gestor da Redecomep-Pelotas.Sobre a Redecomep
O Projeto Redecomep (Rede Comunitária de Educação e Pesquisa) tem por objetivo promover a implantação de redes de alta velocidade voltadas à integração das instituições de pesquisa e educação superior, através de uma infraestrutura de comunicação de dados baseada em fibras óticas.
Diversos serviços e aplicações são favorecidos pela alta velocidade na transmissão de dados, voz e imagem, como por exemplo, os relacionados com educação a distância, telemedicina, telefonia IP e computação de alto desempenho.
A execução do projeto está a cargo da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), organização ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que é responsável por prover a infraestrutura de rede que viabiliza o acesso das instituições federais de ensino e pesquisa à Internet.
O projeto inclui a implantação de infraestrutura de fibras óticas, equipamentos para a rede lógica e gestão administrativa dos projetos de cada rede. As instituições que fazem parte do projeto em Pelotas são: UFPel, IF-Sul, Embrapa e Prefeitura Municipal. Representantes destas instituições formam os comitês Gestor e Técnico do projeto.

Seção: Notícias