Novo horário para o Seminário no Mestrado em Química

18 de Agosto de 2009

Em razão do turno único adotado pela UFPel a partir deste terça-feira, o PPG em Química antecipou o horário do Seminário do professor Pio Colepicolo, do Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ/USP), para as 10h desta quarta-feira, dia 19.
Colepicolo ministrará, no Mini-Auditório do IQG, a conferência Aclimatação bioquímica de micro e macroalgas marinhas a estresses ambientais: Modulação de antioxidantes celulares e expressão de proteínas de defesa.
Com nove capítulos de livro e mais de 90 artigos científicos publicados em revistas indexadas (com mais de 1000 citações) nas áreas de bioquímica, biotecnologia de algas, estresse oxidativo e ecotoxicologia, o docente da USP já orientou 27 teses de doutoramento e dissertações de mestrado e é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1B.
O professor Pio Colepicolo é bacharel em Química pela Unesp-Araraquara e doutor em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica do IQ-USP, com pós- doutoramento em Bioquímica e Biologia Molecular pelo Department of Molecular and Cellular Biology, Harvard University, Biological Laboratories, especialização em Microscopia Eletrônica pela Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) e Livre Docência em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica da USP. Atuou como professor visitante no Department of Molecular and Cellular Biology, Harvard University Biological Laboratories, no Department of Botany, Stockholm University, Suécia, na Ohio State University. Plant Cellular and Molecular Biology e na Virginia Commonwealth University. Atualmente, é Professor Titular no Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo.

Leia abaixo um resumo do Seminário a ser apresentado.

Pio Colepicolo
Depto. Bioquímica, Instituto de Química - USP

Nesta conferência serão abordados os aspectos moleculares e bioquímicos de aclimatação de algas marinhas quando expostas a estresses ambientais. É sabido que os mais diferentes estresses ambientais (variação salina, pressão de oxigênio, presença de metais e xenobióticos e variação da intensidade luminosa) induzem uma série de respostas intracelulares que são capazes de adequar e proteger as células, evitando assim a sua morte. Serão discutidos como o processo aclimatação induz a expressão de enzimas antioxidantes, tais como superóxido dismutase, catalase, glutationa peroxidase e ascobarto peroxidase.
Além destas enzimas compostos químicos de baixo peso molecular (carotenoides, flavonóides, ácido ascórbico, glutationa reduzida e oxidada, fitoquelatina, entre outras) também têm a sua concentração celular modificada quando algas são expostas a poluentes ambientais. Regulação da expressão gênica de Fe-superóxido dismutase e novas abordagens para avaliar a presença de biomarcadores ambientais serão discutidas.