Correios lançam selos em homenagem as 40 anos da UFPel

18 de Agosto de 2009

dsc_0014.JPG Como parte da programação dos 40 anos da UFPel, foi realizado às 10h desta terça-feira(18), no Salão de Atos do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, o lançamento oficial pelos Correios dos selos alusivos ao aniversário da Universidade. A solenidade foi presidida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, com as presenças de diversas autoridades.
dsc_0052.JPG Os selos comemorativos lançados pelos Correios trazem imagens dos prédios do Lyceu Rio-Grandense de Agronomia e Veterinária e do Centro de Integração do Mercosul, do auto-retrato de Leopoldo Gotuzzo, patrono do Museu de Artes Leopoldo Gotuzzo (Malg), e uma vista aérea do campus Porto.
“Fico extremamente feliz ao observar que os Correios, que constroem a identidade nacional, valorizam a UFPel em seus 40 anos. Quero, em nome do MEC, cumprimentá-los por esse gesto”, disse Haddad, no início de seu pronunciamento, destacando que, no passado, o Correio já fez parte do Ministério da Educação e agora volta a estabelecer parcerias importantes.
Segundo o ministro, sem a logística dos Correios seria impossível chegar ao campo, “seria impossível levar o livro de barco às regiões mais recônditas do País”. Dirigindo-se ao reitor Cesar Borges, de quem se disse amigo de longa data, Fernando Haddad afirmou que os números de avanços da Universidade não deixam dúvidas quanto à expansão. “Os números são eloquentes: a UFPel está duas vezes maior e é um exemplo no Governo Lula - a ordem é dobrar ou triplicar. Acompanho de perto e de longe o que vem ocorrendo em Pelotas, sobretudo a democratização do acesso ao Ensino Superior de qualidade”, observou.
Ao usar da palavra, o reitor Cesar Borges apresentou os números da expansão da UFPel e enfatizou que, graças ao empenho incondicional do ministro Fernando Haddad, através do Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), a UFPel duplica sua matriz acadêmica. “As obras na Instituição, em ritmo acelerado, tem o apoio significativo do MEC”, enfatizou.
Cesar Borges convidou o ministro da Educação Fernando Haddad para inaugurar, em 8 de agosto de 2010, no encerramento das comemorações dos 40 anos da UFPel, todo o complexo do campus Porto.
A comitiva da UFPel esteve integrada pelo reitor Cesar Borges; pelos pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento, de Extensão e Cultura, e Administrativo, respectivamente, Elio Paulo Zonta, Luis Ernani Ávila e Francisco Carlos Luzzardi; pelo diretor de Arte e Cultura, professor José Luiz de Pellegrin; e pelo coordenador de Comunicação Social, jornalista Clayton Rocha. Prestigiaram o ato o ministro da Educação, Fernando Haddad; Edson Norberto Cáceres, representando a titular da Sesu/MEC, Maria Paula Dallare Bucci; o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bilschowsky; o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira; o deputado federal Fernando Marroni; o representante do Departamento de Filatelia dos Correios, Moisés Pereira; e o diretor da ETEC (Programa de Formação Profissional Técnica de Nível Médio), Hélio Chaves.