UFPel está entre as dez melhores federais que usarão o Enem como Vestibular

18 de Agosto de 2009

A UFPel está entre as dez melhores universidades federais do país que usarão o Enem(Exame Nacional do Ensino Médio) como Vestibular. O levantamento divulgado nesta semana utilizou índices do MEC como o Enade(Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e o IDD(Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), que medem o desempenho dos estudantes das instituições de ensino superior.

Quatro cursos da UFPel obtiveram a nota cinco(máxima) no Enade, que foram os de Design, Direito, Odontologia e Turismo. Com a nota logo abaixo, quatro em uma escala que vai de um a cinco, ficaram os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura, Biologia, Ciências Econômicas, Ciências da Computação, Enfermagem e Obstetrícia, Filosofia, Física, Medicina, Medicina Veterinária e Pedagogia.

O desempenho dos cursos da UFPel é um fator de atração aos candidatos que realizarão o Enem em todo o país. Além da UFPel, formam a lista das dez melhores as Universidades Federais de Lavras, de Alfenas, dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, de Itajubá e de São João Del Rei, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Unirio, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Na UFPel, os cursos de Medicina, Direito e Odontologia são os mais procurados por estudantes de fora de Pelotas. Nestas graduações, 60% dos alunos são de outras cidades do estado ou de fora do Rio Grande do Sul.