Aluno do curso de Cinema e Animação é selecionado para o Gramado Cinevídeo

27 de Julho de 2009

O curso de cinema e animação do Instituto de Artes e Design(IAD) da Universidade Federal de Pelotas será representado no 17º Gramado Cinevídeo. O curta-metragem do estudante Bernardo Turela foi selecionado para a mostra paralela do Festival do Vídeo Brasileiro na categoria Vídeo Universitário Brasileiro.
O festival reúne produções independentes e universitárias em cinco grandes modalidades, dentre elas a de vídeo universitário brasileiro que possui oito categorias (ficção, videoclipe, publicitário, programa de TV, documentário, reportagem, vídeo social e experimental). A categoria ficção, uma das mais disputadas, selecionou curta-metragens de ficção de vários cursos de cinema e vídeo de todo o País. Além do curta do estudante, intitulado Golpe do Espelho, outras cinco produções foram selecionadas para as exibições paralelas. A participação é a primeira exibição da produção do curso nos principais festivais do circuito de vídeo e cinema do Brasil.
O curta Golpe do Espelho foi realizado em plano-sequência que consiste em gravar a história, ou parte dela, sem interrupções e sem desligar a câmera entre uma cena e outra, apenas descrevendo e narrando com a movimentação e os diferentes enquadramentos. O filme foi realizado durante as disciplinas de Direção I e Pós-Produção I, ambas do quinto semestre curricular do curso.