Conheça o curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais

26 de Junho de 2009

O Instituto de Ciências Humanas(ICH) está divulgando informações sobre o curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais, que está sendo oferecido neste próximo Vestibular de Inverno da UFPel

Objetivos: O curso de Conservação e Restauro da UFPel objetiva formar profissionais com capacidade para planejar e implementar processos de conservação e restauração de bens culturais. Prioriza uma prática não dissociada de uma sólida base cultural, além do uso de metodologias de intervenção adequadas à realidade brasileira, sem deixar de respeitar as políticas que regulam a área e os conceitos vigentes já consolidados.

Perfil Profissional: Os processos que envolvem os trabalhos de conservação e restauração pedem por profissionais conscientes e eticamente atuantes, para que de forma suficiente, possam criar soluções para conservação do patrimônio cultural.

A Conservação e Restauração dos Bens Culturais não é um tipo de atividade que se resume a meros procedimentos manuais. O profissional desta área deve estar dotado de ampla visão humanista e capacidade técnica específica no campo da conservação e da restauração, além de ter envolvimento com a prática e percepção artística e as questões do patrimônio cultural.

O que se estuda no Curso de Conservação e Restauro da UFPel

O aluno deverá conhecer e problematizar  - levando em conta critérios artísticos e culturais - as propriedades químicas, físicas e biológicas dos materiais e objetos, além dos equipamentos, máquinas e tecnologias, aplicadas a conservação e restauro.

Precisa desenvolver uma capacidade de trabalho voltada para a arte, com aprimoramento de habilidades manuais e percepção das especificidades dos bens culturais.

Uma sólida cultura geral irá permitir que o Conservador/restaurador se posicione criticamente e reconheça o valor cultural dos objetos com que trabalha.

O aluno terá acesso a disciplinas como “Conservação e Restauro”,História da Arte”, “Química Aplicada a Conservação e Restauro”, “Teorias da Conservação e do Restauro”, “Gestão do patrimônio e políticas públicas de preservação”, “Técnicas da Produção Artística”, “Peritagem “, dentre outras.

O aluno irá desenvolver suas habilidades profissionais com a realização do “Estágio Curricular” e com participações em atividades de pesquisa e extensão. O curso propicia uma grande quantidade de trabalhos teóricos e práticos, em sala de aula e ateliês.

O situação da profissão de Conservador/restaurador e o curso da UFPel:

O Curso de Conservação e Restauro da UFPel atende ao projeto de lei que regulamenta o exercício da profissão de Conservador/restaurador no país. Dentre outros aspectos, a regulamentação coloca como critério para formação do Conservador/restaurador, a realização de curso de graduação em Conservação e Restauro.

Áreas de atuação no mercado

A cidade de Pelotas, com sua ampla tradição patrimonial, centenas de edificações tombadas e um número muito expressivo de acervos públicos, privados e particulares, revela-se um espaço particularmente interessante para o trabalho do Conservador/Restaurador.

O Conservador/restaurador de bens culturais pode elaborar, implementar ou coordenar atividades de conservação e restauração, necessárias no espaço de instituições públicas ou privadas,etc.

Pode realizar exames técnicos sobre o estado de conservação de peças, para desenvolver ou planejar a execução de serviços de avaliação dos bens culturais e trabalhar na seleção, identificação, classificação e cadastramento de bens culturais em inventários e catalogações, etc.

Pode administrar setores específicos de conservação e restauração de bens culturais em órgãos públicos e privados, etc.

Além de tudo, poderá também atuar como profissional autônomo, prestando serviços de conservação e restauro de bens culturais para terceiros, ou mesmo coordenar um ateliê próprio de Conservação e Restauro.

Informações gerais

Requisitos de Acesso: Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauro, o aluno deverá ter concluído o ensino médio e ser aprovado no processo seletivo adotado pela UFPel. O curso é oferecido em sete semestres de 17 semanas cada.

Profissão: Conservador/restaurador de bens culturais móveis.

Inscrições para o vestibular de inverno, até o dia 3 de julho de 2009.

Número de vagas: 36

Turno: Noturno

Endereço: Rua Barão de Santa Tecla, n 408, Pelotas – Centro.
Telefone: (53) 32223209
E-mail:  conservacao_restauro@hotmail.com