Votação Corede - Projeto UTI Neonatal da FAU

26 de Junho de 2009

O Hospital Escola UFPel/FAU está apresentando nesta segunda-feira(29) um projeto de Reforma da UTI Neonatal da FAU que contempla importante iniciativa na área da saúde. O projeto poderá ser beneficiado com verbas do Corede Sul (Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul) mediante voto da população e concorrerá com projetos de outras instituições.
No dia 29 (segunda-feira) não esqueça: traga seu título eleitoral e colabore com a saúde de nossas crianças. Seu voto representará mais um passo para que tenhamos um atendimento mais digno aos recém- nascidos de Pelotas e região. A votação será das 14 às 16h, no Colégio João XXIII, na rua Sete de Setembro 201 (antigo Fórum).
Primeiramente, haverá a apresentação das propostas e em seguida será a votação dos projetos em nível de município. Nesta etapa o voto é muito importante, pois somente os projetos mais votados passarão para a segunda fase da eleição, no dia 5 de agosto, onde concorrerão com os projetos do Estado.
Os eleitores podem escolher quatro projetos, que serão divulgados em listas no local.
Para votar no projeto do Hospital Escola - Reforma da UTI Neonatal da FAU - é preciso escolher o número 06 na votação.

Justificativa

O Hospital Escola da UFPel desempenha papel de fundamental importância para a saúde regional. Caracterizado como um hospital geral de várias especialidades de médio porte, com capacidade para 122 leitos, acolhe parcela significativa da população, oferecendo serviços desde baixa até a alta complexidade de atendimento exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Tratando-se de hospital construído há décadas, suas instalações carecem de reformas para que sejam oferecidos espaços adequados para tratamento de qualidade aos pacientes. O projeto visa reformar as unidades de internação de pacientes pediátricos em cuidados intensivos. As unidades se encontram no segundo pavimento do bloco frontal.
A Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal que funcionará em área a ser reformada possuirá 12 leitos em área coletiva de tratamento e dois quartos que funcionarão como isolamentos. Em área contígua, funcionará a unidade de cuidados intermediários neonatal com a finalidade de assegurar melhor qualidade no atendimento ao recém-nascido de médio risco. Nesta unidade serão dispostos seis leitos para os pacientes RN que necessitarem observação após a alta da UTI, para aqueles que apresentam desconforto ventilatório leve, para fototerapia, submetidos à cirurgia de médio porte e estáveis, etc.
Com a reforma proposta, a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal estará capacitada para receber um número maior de pacientes de risco de toda regional Sul, que inclui mais de um milhão de habitantes. Além de aumentar a capacidade de atendimento, estará apta a oferecer um atendimento de maior qualidade sob o ponto de vista estrutural.