Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Revista Expressa Extensão seleciona artigos

26 de Junho de 2009


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura está divulgando as normas para publicação de artigos na Revista Expressa Extensão. Para a primeira edição de 2009, os textos devem ser enviados até 30 de julho. A Revista Expressa Extensão é um veículo oficial de divulgação da Extensão da PREC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da UFPel, editada pela EGU - Editora e Gráfica Universitária. A publicação, semestral, é composta de artigos e seções de autoria de colaboradores.

Todos os interessados em divulgar trabalhos na Expressa Extensão deverão observar as seguintes normas:

Os artigos deverão ser originados de práticas concretas de AÇÕES EXTENSIONISTAS, registradas nas Pró-Reitorias da Instituição de origem, em conformidade com as áreas temáticas da Extensão Universitária: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Tecnologia e Produção, Avaliação da Extensão Universitária, Organização e Sistematização da Extensão Universitária, e Flexibilização Curricular. Além disso, não podem ter sido publicados anteriormente em outro periódico.

 As seções destinam-se aos comentários de extensionistas, a matérias jornalísticas e a outros temas de relevância que abordem a Extensão Universitária em sua relação com o ensino, pesquisa e com a comunidade onde esta inserida. São elas:

Entrevista: matérias jornalísticas sobre trabalhos atuais que estão se desenvolvendo nas universidades brasileiras (não necessitam atender normas de publicação científica);

Opinião: breve comentário (uma lauda) sobre algum assunto específico relacionado à extensão universitária (não necessita atender normas de publicação científica);

Mundo de Extensão: comentários, críticas e discussões sobre o tema ”Extensão Universitária” e sua re1ação com o mundo cientifico, acadêmico e com a comunidade em geral.  Na seção também são publicados textos de revisão bibliográfica por representarem importante fonte de informação científica.

Todos os textos que forem encaminhados para divulgação serão submetidos ao Conselho Editorial, ao qual caberá o exame, sugestões sobre o conteúdo e enquadramento na seção adequada. Ele é soberano na seleção dos artigos recebidos, tomando como referência o tratamento dado ao tema, sua originalidade, sua contribuição às áreas temáticas estabelecidas para a extensão universitária e a observação das normas de publicação.

Os artigos originados de Ações Extensionistas e aqueles destinados à seção “Mundo de Extensão” (no caso de revisão bibliográfica), deverão atender as seguintes normas:

·        Poderão ser inscritos nos idiomas Português e Espanhol;

·        Os trabalhos deverão ser impressos em papel branco, tamanho ofício, em apenas um lado da folha. Deverão ser enviados o original e uma cópia em CD-ROM, em um envelope grosso, sem dobras. Recomenda-se a proteção de papelão, sobretudo para fotografias.

·        Todos os trabalhos, obrigatoriamente, deverão ser apresentados em MS Word (Windows), conforme formatação especificada a seguir:

·        Papel: A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato;

·        Margens: superior, inferior, esquerda e direita - 2,5 cm;

·        Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples;

·        Alinhamento justificado; e

·        Não utilizar tabulação em nenhum ponto do texto.

 

 

ORGANIZAÇÃO DO ARTIGO:

 

1.      IDENTIFICAÇÃO

Área Temática: (áreas temáticas estabelecidas para a extensão universitária), na primeira linha, em caixa alta

Título: na segunda linha, em negrito, caixa alta

Autoria: (nome completo por extenso, em maiúsculas e minúsculas, acompanhado de seus respectivos títulos e e-mail) - limite de até cinco autores; na terceira linha
Instituição: nome(s) da(s) instituição (ões) a que o(s) autor (es) está (ão) vinculado (s)
Resumo: alinhado à esquerda, parágrafo único

Palavras Chaves: no mínino três (3) e no máximo oito(8)

Abstract: Inglês ou Espanhol

Key Words: as palavras chaves em inglês ou espanhol

 

2.      TEXTO

·        Mínimo de 17.000 e máximo de 24.000 caracteres, sem espaçamento, incluindo tabelas, quadros e referências bibliográficas. As tabelas e quadros deverão ser em MS Word, inseridas no corpo do trabalho;

·        Estrutura: Introdução, Desenvolvimento do Trabalho, Conclusão (ões) e Referências bibliográficas.

·        Os títulos dos tópicos devem ter a primeira letra em caixa alta e as demais em caixa baixa.

·        Não serão aceitas notas de rodapé, de fim de texto.

·        Fotos e ilustrações não poderão ser digitalizadas e sim originais; e gráficos realizados em programas compatíveis com o MS Word.

·        As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letras menores que a do texto utilizado (tamanho 10) e sem as aspas.

·        Não poderá haver numeração de páginas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

No mínino três (3) e no máximo de quinze (15), devendo seguir as normas da ABNT (ver exemplos).

·      LIVROS: NOGUEIRA, Maria das Graças (org.). Extensão Universitária 1960-2009. Pelotas: III Salão de Extensão Universitária da UFPel, 2008. 96 p.

·      CAPÍTULOS OU PARTE DE UMA OBRA:  ROCHA, Ricardo Figuera. Extensão Universitária sua relação com a sociedade? In: NUNES, Geraldo (Org.). Práticas da Extensão Universitária. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas / Pró- Reitoria de Extensão e Cultura, 2008.

·      ARTIGOS EM REVISTAS:  MENDES. Inês Souza. Extensão Rural no Rio Grande do Sul, Revista Expressa Extensão, Pelotas, n.1, p. 53-60, ago. 2001.

·      EVENTO COMO UM TODO: ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, XVIII., 2009, Dourados. Anais… Dourados. Universidade Federal da Grande Dourados, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, 2009.

·      TRABALHO APRESENTADO EM EVENTOS:  NUNES, Volmar Geraldo da Silva; MANZKE, Vitor Hugo Borba;FERNANDES, Marco Aurélio Romeu. Caminhos farroupilhas proposta de rondon no sul do brasil. IV Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2008, Dourados, Resumos…, Dourados:UFGD,2008

·      DISSERTAÇÃO/TESE:  MARCHESAN, Moane. Efeitos de um programa de exercícios físicos sobre a qualidade de vida de pacientes submetidos à hemodiálise.[Mestrado] Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, 2009,123p.

·      DOCUMENTO EM FORMATO ELETRÔNICO: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades@. Disponível em <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em 05/abr/09.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES: O Conselho Editorial da Revista avaliará os artigos observando critérios como coerência com as áreas temáticas estabelecidas para a extensão universitária, consistência e originalidade, dentre outros. Não serão aceitos trabalhos sobre atividades exclusivamente de pesquisa ou ensino ou que não apresentem informações que ofereçam subsídios para a sua avaliação.

Os trabalhos serão enviados para:

Volmar Geraldo da Silva Nunes - volmar@ufpel.edu.br

Editora e Gráfica Universitária

Rua Lobo da Costa, 447

CEP 96.010-150 - Pelotas - RS

Fone e Fax: (53) 3227-8411

Seção: Notícias