Alessandra Feris em Recital de Piano no Conservatório de Música

26 de Junho de 2009

Na próxima terça-feira(30), às 20h, na Sala Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel será realizado Recital de Piano, com Alessandra Feris. Alessandra apresenta-se frequentemente como solista e camerista nos EUA e Alemanha e tem participado de bancas de concursos de piano nos estados do Mississippi, Alabama, Louisiana e Florida. O espetáculo tem entrada franca.
Destacada intérprete de música contemporânea, estreou inúmeras obras nos EUA, incluindo a ‘Sonata sobre um tema de Bartok’ do compositor Marlos Nobre. Desde agosto de 2008, é professora titular do Mississippi Gulf Coast Community College (MGCCC) em Gautier, Mississippi. Tem sido convidada para recitais e masterclasses em diversas universidades como: University of Southern Mississippi, James Madison University (Virginia), University of Southern Alabama e Universidad de Costa Rica (San Jose, Costa Rica).
Natural da cidade de Rio Grande, iniciou seus estudos na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos, com as professoras Suêlma Figueiredo e Anna Maria Seifriz.
Bacharel em Piano pela UFRGS (1995), estudou com Dirce Knijnik e Hubertus Hofmann, tendo obtido vários prêmios em concursos estaduais e nacionais.
Bolsista do KAAD, estudou na Hochschule für Musik Franz Liszt em Weimar - Alemanha, sob a orientação de Thomas Steinhöfel, onde também teve experiências enriquecedoras com Lazar Berman e Ferenc Rados. Concluiu, em 1998, ‘Künstlerisches Fortbildung- Aufbaustudium A’ em piano e, em 2000, ‘Künstlerisches Diplom’ em piano, música de câmara e acompanhamento de Lied.
Mestre em Música pela University of Iowa (2003), onde estudou com René Lecuona, foi contemplada com a bolsa de estudos “Becker” Piano Scholarship e o prêmio “John Simms” Piano Award, “For Outstanding Achievement in the Study of Music.”
Marcou presença em diversos festivais internacionais destacando-se: “Internationale Klavier Akademie” em Karlsruhe, Alemanha e “Bela Bartók Seminar” em Szombathely, Hungria. Participou do evento Bach 2000, onde o Cravo Bem Temperado foi executado integralmente na Festsaal Fürstenhaus em Weimar, Alemanha e também da “First Global Scarlatti Marathon,” em Tallahassee, EUA, em 2006.
Em 2008, recebeu o título de ‘Doctor of Music’ em piano pela Florida State University, onde estudou com Carolyn Bridger e Read Gainsford. Sua tese ‘Schumann’s Gesänge der Frühe, Op. 133 from a Schenkerian Perspective,’ dirigida pelo Prof. Dr. Michael Buchler será publicada em julho de 2009. Também foi contemplada com o premio ‘2008 Outstanding Teaching Assistant Award’ pelo seu trabalho de professora assistente nesta instituição.

Claude Debussy (1862-1918) Images para Piano, Livro II
Cloches à travers les feuilles
Et la lune descend sur le temple qui fut
Poissons d’or

Zoltán Kodály (1882-1967) Danças de Marosszék
INTERVALO
Franz Schubert (1797-1828) Piano Sonata No. 20 em Lá M, D.959
1. Allegro
2. Andantino
3. Scherzo: Allegro vivace.
Trio: Un poco più lento
4. Rondo: Allegretto