Grupo do curso de Hidrometria visita barragem

25 de Junho de 2009

img_1148.JPG Nesta quarta-feira(24), os alunos e professores do II Curso Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos, promovido pelo grupo de Recursos Hídricos da Engenharia Hídrica, visitaram a Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo. A estrutura da Barragem é administrada pela Universidade Federal de Pelotas e tem importância regional nos campos da economia, da política e social, considerando o uso, manejo e conservação dos recursos hídricos do entorno das Lagoas do Patos e Mirim.

Conscientes da importância dessa obra hidráulica, o grupo pode observar “in loco” suas características de funcionamento, necessidade de manutenção e também os detalhes construtivos. No mesmo dia, o grupo teve a oportunidade de visitar o Distrito de Irrigação da Barragem do Arroio Chasqueiro, suas estruturas hidráulicas e malha de controle e distribuição de água para irrigação. O grupo foi recebido pelo engenheiro Joaquim Carriconde, que falou sobre o projeto, sua concepção e manejo.