Musicaos é atração da rádio Federal FM

25 de Junho de 2009

musicaos.JPGProjeto de extensão vinculado ao Departamento de Música e Artes Cênicas do Instituto de Artes e Design (IAD/UFPel) deu origem ao programa Musicaos, que vai ao ar desde maio de 2008 na rádio Federal FM - 107,9 MHz. O programa, que vai ao ar todas as sextas-feiras às 20h, com reapresentação aos domingos às 11h, promete tocar tudo, menos os sucessos da hora.
O objetivo do Musicaos é divulgar gêneros, estilos, compositores, movimentos, épocas e conjuntos musicais que raramente são contemplados por programas radiofônicos. Cada edição - e o programa é veiculado inclusive durante períodos de férias e recessos escolares - também traz informações históricas, biográficas e estéticas acerca dos temas abordados.
O Musicaos também objetiva fornecer aos alunos de licenciatura em música da UFPel ‘aulas públicas’ de apreciação musical, suprindo a inexistência da disciplina no rol de matérias obrigatórias. “Os alunos participantes pesquisam repertórios musicais incomuns, aprimoram a redação de textos e praticam comunicação e expressão vocal. Tudo isso contribui para sua formação acadêmica em músicoeducação, melhor preparando-os para a docência ou atuação em áreas correlatas”, observam os idealizadores.
Ao público em geral espera-se enriquecer a cultura e experiência musical, dando pequena mostra da enorme diversidade e disponibilidade de traços musicais brasileiros e estrangeiros, além de despertar no ouvinte a capacidade de perceber e compreender as diversas formas musicais e o jogo resultante de sua construção e expressividade.
Dias 26 e 28 de junho
A atração desta semana é Roberto Victorio. Desse premiado e internacionalmente reconhecido compositor carioca serão apresentadas, entre outras obras radicais, Heptaparaparshinokh, inspirada no Livro dos Mortos do Antigo Egito, para três cantores, coro misto, 10 percussionistas, dois pianos, órgão e sintetizador.