Mestrado em Química promove palestra com professor da UFRGS nesta sexta-feira(26)

25 de Junho de 2009

O professor Adriano Lisboa Monteiro, do Instituto de Química da UFRGS apresenta nesta sexta-feira(26), às 14h30min, no Instituto de Química e Geociências (IQG/UFPel), o seminário “Reações de acoplamento C-C: desenvolvimento de catalisadores, mecanismo e aplicações”.
No seminário, o professor Adriano falará sobre as reações de acoplamento catalisadas por metais de transição, que representam uma das ferramentas mais importantes para a formação seletiva de ligação C-C envolvendo carbonos sp2 e sp. Serão apresentados os principais resultados do grupo do Laboratório de Catálise Molecular do IQ-UFRGS, relativos ao desenvolvimento de novos sistemas catalíticos para as reações de acoplamento. Em todos os casos, o objetivo principal foi obter catalisadores ativos e seletivos, usando protocolos o mais simples possível e que possibilitem a recuperação e reutilização do catalisador. A partir desses resultados serão mostrados os esforços de Adriano e seu grupo no estudo e compreensão dos mecanismos reacionais e, finalmente, na aplicação desses sistemas catalíticos na síntese de fármacos e fragrância s.