UFPel desenvolve programa para melhorar a qualidade de vida dos moradores do entorno do Campus Porto

24 de Junho de 2009

Comunidade da Balsa receberá intervenções da UFPel Com a instalação do Campus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na região portuária, a UFPel criou o Programa Vizinhança. O projeto tem o objetivo de lutar pela inclusão social, revitalização da área, melhoria da qualidade de vida dos moradores do entorno do Campus Porto e proporcionar interação entre a comunidade e a universidade.

O programa que é a prioridade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel prevê a intervenção da universidade, através das suas áreas de conhecimento, na realidade do local.“Se nos trancarmos dentro do Campus, vamos virar um condomínio fechado e não é esta a idéia. Precisamos nos relacionar com nossos vizinhos”, disse a coordenadora do programa, Luciana Kantorski.  Segundo a coordenadora, o espaço de intervenção abrange a Balsa, Vila Ambrósio Perret e uma parte da Várzea. Porém, em alguns aspectos, também trabalhará parte do bairro Navegantes e Fátima.

Os primeiros contatos com a comunidade aconteceram em abril, em reuniões com a Associação Comunitária da Balsa, Central Única das Favelas (CUFA), Sudeste Futebol Clube, Osório Futebol Clube, Escola Ferreira Vianna e Banda Cultural e Recreativa Dona da Noite. Os moradores foram indagados a respeito de suas expectativas com a chegada da universidade. De acordo com Luciane, surgiram vários aspectos relacionados com as necessidades básicas dos moradores como, por exemplo, transporte, saúde, lazer, artes, esporte e música. “Com as reuniões nasceram várias perspectivas de projetos”, afirmou Luciane.

Algumas ações já estão acontecendo. Na Escola Ferreira Vianna, alunos do curso de Agronomia ensinam as crianças a fazer a reutilização de resíduos orgânicos e alunos do curso de música estão desenvolvendo o projeto “Música na Escola”. Outra ação que já está em andamento é o mapeamento do bairro. Os dados colhidos pelos alunos da Enfermagem serão importantes na hora de encaixar a região em algum projeto específico e permitirão o monitoramento e a avaliação dos resultados.

Ainda estão em fase de desenvolvimento projetos culturais, de geração de trabalho e renda, prevenção em saúde, qualificação de lideranças, criação de espaço de atividades coletivas, supervisão de atividades esportivas, inclusão digital, apoio jurídico, aplicação de cursos técnicos, criação de escolinha de futebol e resgate histórico desta região que guarda uma importante parte da memória cultural da cidade e foi, economicamente, muito importante no desenvolvimento da cidade.