Professora da FaE compõe equipe do MEC que trabalha na atualização das Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental

17 de Abril de 2009

A professora dra. Eliane Peres, da Faculdade de Educação, participou em Belo Horizonte(MG), na segunda feira(13), de uma reunião de trabalho promovida pelo MEC com o intuito de discutir a atualização das Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental.

A equipe que está fazendo essa discussão, com o objetivo de subsidiar o Conselho Nacional de Educação na formulação das novas diretrizes nacionais, é coordenada pela professora Lucíola Licínio dos Santos, da UFMG, e composta ainda por duas professoras da Universidade Federal do Pernambuco, uma da USP, uma da PUC/SP e pelo presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação. A reunião de Belo Horizonte teve a participação das coordenadoras do Ensino Fundamental da Secretaria da Educação Básica do MEC.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental foram instituídas através da Resolução CEB Nº 2, de 7 de abril de 1998. Contudo, em função da ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, da obrigatoriedade da matrícula das crianças de seis anos, da inclusão do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar, das novas orientações do ensino da música e da educação física, essas diretrizes precisam ser atualizadas. O trabalho da equipe é justamente a discussão dessas novas demandas, o estudo das atuais diretrizes e as possibilidades de sua atualização, no sentido de subsidiar as políticas curriculares nacionais e os projetos pedagógicos das escolas brasileiras de ensino fundamental.

Há, ainda, duas outras equipes trabalhando na atualização de diretrizes curriculares nacionais: a da Educação Infantil e a do Ensino Médio. O trabalho dessas equipes resultará em subsídios para que o Conselho Nacional de Educação formule as novas diretrizes para a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).