Núcleo de Teatro da UFPel faz pré-estreia de espetáculo

17 de Abril de 2009

O Núcleo de Teatro Universitário, projeto do Departamento de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, abriga a pré-estreia do espetáculo CRIAS, uma releitura do texto “As Criadas”, de Jean Genet. As sessões ocorrem nesta sexta-feira e sábado (17 e 18) no espaço do Núcleo de Teatro da UFPel, às 21h.

Crias é um espetáculo que é fruto de uma pesquisa intitulada “A formação do professor-artista: a reeducação do sensível”, realizada pelo coordenador do Núcleo de Teatro, professor Adriano Moraes, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Nesse espetáculo três atores experimentam elementos de duas poéticas de ator, que tem um ponto em comum: a ação física orgânica como componente estruturante da criação atoral.

A primeira das poéticas é a desenvolvida por Stanislavski, na Rússia do início do século XX. A partir da leitura dos textos do mestre russo, os alunos-atores dos cursos de Teatro e Dança-Teatro, sujeitos da pesquisa, assumem rotinas de trabalho como comprometimento físico e psíquico; desenvolvimento da imaginação criativa, concentração da atenção visando a composição de objetivos orgânicos, e variação de tempos-ritmos de movimento e fala.

A segunda poética que inspira aos atores nessa trajetória de pesquisa é a desenvolvida pelo polonês Jerzy Grotowski. Nesse caso, são adotados os seguintes elementos: treinamento físico e vocal, criação de cenas por meio da representação de símbolos e a utilização de componentes ritualísticos que valorizam a relação entre ator e espectador, isto é, a teatralidade e o imaginário que sustenta as representações sociais.

Em Crias os espectadores têm contato com três atores que representam três criadas, que representam outras criadas, que confrontam com ainda outras representações de madames. Não há personagem fixo para cada ator. A dramaturgia se apoia justamente na constante troca de máscaras pelos alunos-atores-pesquisadores. É possível, em Crias, perceber o trabalho de ator e, ao mesmo tempo, a brilhante dramaturgia de Jean Genet.

O Núcleo de Teatro da UFPel, ao comemorar 13 anos de atividades ininterruptas, reafirma com essa pré-estreia uma das suas principais funções, ou seja, a função de estimular a ampliação do conhecimento teatral em Pelotas e Região.

Mais informações e reservas pelo telefone: 84041116 ou pelo e-mail: ufpel.teatro@gmail.com .

Expediente:

O quê: Espetáculo “Crias”.

Onde: No espaço do Núcleo de Teatro da UFPel (Andrade Neves esq. Lobo da Costa).

Quando: Dias 17 e 18 de Abril. Horário: 21h.

Ingressos: R$ 10.00 / 5,00(meia).

Dramaturgia: “As Criadas” de Jean Genet.

Encenação: Adriano Moraes.

Elenco: Elias Pintanel, Inácio Schardosim e Mauricio Rodrigues.

Cenário e figurinos: Marcelo Silva.

Preparação Vocal: Jonas Klug.

Produção: Adriano Moraes e Núcleo de Teatro da UFPel.

Co-Promoção: GEPIEM – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória / PPGE – FaE

Realização: Departamento de Arte e Cultura / Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.