UFPel participa de projeto nacional na área de Astrofísica

24 de Setembro de 2008

As professoras Virgínia Mello Alves e Daniela Borges Pavani, do Departamento de Física do Instituto de Física e Matemática (IFM/UFPel), participarão do projeto “Instituto Nacional Avançado de Astrofísica - Inava”, submetido a edital de institutos nacionais de Ciência e Tecnologia, dentro de Programa de Posições Estratégicas do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Por traduzir uma estratégia coletiva que se propõe a planejar e desenvolver atividades e infra-estrutura para toda a coletividade, de forma cooperada, através da participação de 32 instituições, sendo 12 consolidadas e 20 emergentes (entre as quais a UFPel), o Inava será um Instituto Nacional. Ele será Avançado por duas razões: o foco é promover pesquisa de ponta e a previsão é a de preparar as condições para que a próxima geração de cientistas também possa fazer pesquisa de ponta.

No projeto que envolverá, em cinco anos, um orçamento de seis milhões de reais, estarão envolvidos 144 pesquisadores de todo o país. A participação das professoras da UFPel promoverá o investimento no desenvolvimento da  pesquisa em Aglomerados Estelares e no Ensino e Divulgação Científica da Astronomia em geral, já em desenvolvimento no Departamento de Física do IFM/UFPel.