UFPel realiza 1º Fórum das Engenharias

24 de Setembro de 2008

A abertura do Fórum Permanente de Graduação da UFPel traz as Engenharias como campo de reflexão em atendimento às  demandas dos estudantes e dos docentes dos Cursos de Bacharelado em Engenharia Agrícola e em  Engenharia Industrial Madeireira, motivados pela expectativa de construção coletiva a novos projetos na área.

A participação no I Fórum das Engenharias, nesta quinta e sexta-feira(25 e 26), no Centro de Integração do Mercosul, é gratuita e aberta a todos os interessados. Serão fornecidos certificados aos participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de freqüência.

Encerrado o prazo para inscrição pela Internet, as inscrições serão realizadas somente no local do evento, condicionadas ao número de vagas (100).

Segundo a Pró-Reitoria de Graduação da UFPel, a proposta do Fórum Permanente de Graduação é garantir espaços/tempos para debates e afirmações de perspectivas comprometidas com questões voltadas à qualificação dos cursos de graduação e, em conseqüência, com o compromisso  de construir uma universidade ainda  melhor.

A idéia da coordenadora do Fórum das Engenharias, professora Cláudia Lemos, foi trazer as especificidades das áreas das engenharias (seus modelos curriculares hoje possíveis), bem como a visão do Conselho Nacional de Educação sobre que está sendo pensado em termos de novas diretrizes.

“O conjunto de tópicos a serem abordados no evento estão direcionados a que as engenharias se repensem a partir dos novos modelos curriculares, de suas bases legais e da experiência vivenciada por outras universidades”, explica a pró-reitora, professora Eliana Póvoas.

Segundo a pró-reitora, no evento, dirigido a diretores e coordenadores de cursos, chefes de departamentos e à comunidade acadêmica em geral, as engenharias serão um lugar de observação, mas as discussões servirão também para outras áreas, “mostrando redesenhamentos curriculares, que provavelmente romperão com a atual hierarquização hoje existente nos cursos da Universidade”.

Quinta-feira, dia 25
MANHÃ
8h30min - credenciamento
9h - Abertura