Trabalho de membro do Gegradi/UFPel obtém 1º lugar na Europa

24 de Setembro de 2008

fotobmp.jpgA pesquisadora Luisa Félix Dalla Vecchia, do Grupo de Estudos para o Ensino/aprendizagem de Gráfica Digital (Gegradi) da UFPel, obteve o primeiro lugar no Education and research in Computer Aided Architectural Design in Europe (Ecaade), evento realizado na Bélgica, com a participação de pesquisadores do mundo todo. O trabalho premiado, Teaching/Learning Architectural Design Based on a Virtual Learning Environment, tem como co-autoras as professoras Adriane Borda Almeida da Silva (UFPel) e Alice Cybis Pereira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O prêmio recebido por Luisa é o resultado de uma caminhada de pesquisa desde a graduação em Arquitetura pela UFPel, onde começou como bolsista de iniciação científica no Gegradi, orientada pela professora Adriane Borda, seguindo na especialização em Gráfica Digital com a mesma professora orientadora e tendo concluído em 2007, seu mestrado em Arquitetura, pela UFSC, com a orientação da professora Alice Pereira, quando desenvolveu os experimentos que deram origem ao trabalho premiado.

A autora principal é, atualmente, professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, em Xanxerê, e continua colaborando em projetos de pesquisa e projetos de extensão do grupo Gegradi/UFPel. O trabalho premiado tem a garantia de publicação no International Journal of Architectural Computing (IJAC) – periódico de circulação internacional com a classificação “A internacional”, no Qualis Capes –, além de garantir à autora principal a isenção da inscrição no Ecaade 2009, que será realizado em Istambul.

O Ecaade é um evento anual organizado pela associação de mesmo nome, similarmente aos produzidos pelas associações irmãs dos demais continentes: na América do Norte (Acadia), na Ásia (Acadria) e na América Latina (Sigradi), do qual o grupo Gegradi/UFPel, tem participado regularmente.