Projeto destaca a cidade como patrimônio

23 de Setembro de 2008

O Projeto Educação Patrimonial: Perspectivas Multidisciplinares, iniciativa do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel, sob a coordenação dos professorres Fábio Vergara  Cerqueira e Ester  B. Gutierrez, e com organização discente  a cargo dos mestrandos Alan Dutra de Melo e Denise Ondina Marroni dos Santos, tem sua proposta estruturada a partir dos objetos de pesquisa da primeira turma do curso, os quais são apresentados em encontros aos sábados pela manhã, intercalados, encerrando no dia 22 de novembro próximo.

No último dia 13 ocorreram as apresentações com enfoque na arqueologia, com Luciana da Silva Peixoto e Nadja Ferreira Santos, tendo como local de partida a Biblioteca Pública, onde o diretor de Patrimônio Cultural, João Alberto Dias dos Santos falou sobre a instituição, bem como disponibilizou material informativo.

O grupo que participa do curso tem o seguinte perfil: metade é composto por professores da Rede Pública Municipal, e o restante divide-se entre acadêmicos e os mais diversos profissionais, como jornalista, ambientalista, músico, servidor público, dentre outros. Destaca-se o fato de a proposta de educação patrimonial atender um público adulto, com o caráter de multiplicador social, como é o caso dos professores, mas também outros profissionais e acadêmicos, de forma que os bens patrimoniais e a memória social de diversos grupos possam ser conhecidos e salvaguardados por todos.

Na segunda parte da manhã do dia 13 o grupo dirigiu-se ao Casarão 2, atual Secretaria Municipal de Cultura, onde ocorreram prospecções arqueológicas. E, por fim, o restaurador Fabio Gali iniciou sua explanação sobre a técnica do restauro e de materiais, finalizando este dia de intensa formação junto ao Casarão 8 (rua Félix da Cunha, esquina rua Barão de Butuí). Nessa oportunidade, os participantes tiveram acesso a um imóvel pouco conhecido internamente pela população da cidade de Pelotas, que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no ano de 1977, e é atualmente objeto de restauro e também local onde foi realizado salvamento arqueológico.

O momento em que o conhecimento acadêmico, entrelaçado com os fazeres e saberes do restauro e a experiência de vida dos que ali estavam, produziu um momento muito interessante. “Quando a discussão levantada sobre as escolhas envolvidas nos materiais utilizados entramos no campo necessário da política, e da politização do patrimônio, quando avançamos na origem da casa e nos vestígios materiais ali existentes, encontramos a história e memórias dos que ali construíram e viveram suas vidas, ou passaram em algum momento”, relata um dos participantes.

Entre eles, uma pessoa que ali trabalhou nos anos sessenta, quando a casa teve uma função militar até início dos anos setenta, e outra nos idos dos anos setenta, quando o imóvel foi utilizado pela UFPel. Conjugando os relatos, foi possível descobrir que naqueles porões passaram presos políticos durante a regime da ditadura militar – no fundo da casa existem marcos geográficos, que confirmam.

A conclusão é a de que a memória social dos grupos que passam pela cidade e em seus bens patrimoniais não pode ser silenciada, e deve ser valorizada pelas narrativas e pelo conhecimento existente, produzindo, assim, sentido para a coletividade e traduzindo a Cidade como Patrimônio.

O próximo encontro será neste sábado(27), com os trabalhos dos mestrandos Leandro Ramos Betemps – “Traços Culturais e Desenvolvimento social: A herança dos Franceses em Pelotas- RS – e Margareth Acosta Vieira, tratando da “Colônia Municipal: Uma Comunidade Multicultural”. A atividade será desenvolvida na Colônia, passando pela Colônia e Museu da Maciel, após almoço no Grupeli e por fim passando no futuro local do Museu dos Franceses.

A saída será em frente ao prédio do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, na ua Barão de Santa Tecla n° 408. às 9:00h e retorno por volta das 15:00h.