Pesquisadores da Epidemiologia participam de lançamentos de livros

23 de Setembro de 2008

livro-denise.jpg Dentro das atividades propostas do 18º Congresso Mundial e do 7º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, eventos que ocorrem em Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira(22), no espaço Saúde e Letras, a professora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da UFPel Denise Gigante participou do re-lançamento da publicação Epidemiologia Nutricional.

Como explicou a professora Denise, o lançamento já havia sido feito em março no Rio de Janeiro, mas pela relevância atribuída ao Congresso, que está sendo realizado em Porto Alegre, um re-lançamento fortalece a importância que o livro trás a comunidade acadêmica. Além de Denise, os professores do PPGE Bernardo Horta, Cora Araújo, Iná dos Santos e Pedro Curi Hallal contribuíram em alguns capítulos.

O livro é voltado para alunos de graduação e pós-graduação que tenham interesse nos temas Epidemiologia e Nutrição sendo composto por 33 capítulos e editado pela Fiocruz. A organização foi feita também pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Gilberto Kac e pela professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rosely Sichieri.

livro-proesf.jpg Também nesta segunda-feira foi lançado o livro Meta-análise da Atenção Básica em Saúde: Teoria e Prática, que destaca os métodos utilizados nos Estudos de Linha de Base (ELB) do Proesf. O livro inclui dois capítulos de autoria da equipe coordenada pelo professor Luiz Augusto Facchini, docente do PPGE e chefe do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFPel. As contribuições foram sistematizadas em três grandes áreas: educação de trabalhadores de saúde, pesquisas avaliativas em ABS e custo e duração da capacitação.